Calculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (882 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cálculo de Medicamentos

Profª Ms Vanessa Bastos Menezes

CONCEITOS BÁSICOS
Solução: mistura homogênea composta de soluto e solvente. - Solvente: é a porção líquida da solução. - Soluto: é aporção sólida da solução. Exemplo: No soro glicosado a água é o solvente e a glicose é o soluto.

Concentração: a relação entre a quantidade de soluto e solvente. Exemplo: g/ml a quantidade em gramasde soluto pela quantidade em mililitros de solvente.

CONCEITOS BÁSICOS
Proporção: forma de expressar uma concentração e consiste na relação entre soluto e solvente expressa em “partes”. Exemplo:1:500, significa que há 1g de soluto para 500ml de solvente. Porcentagem: é uma outra forma de expressar uma concentração. O termo por cento (%) significa que a quantidade de solvente é sempre 100ml.Exemplo: 7%, significa que há 7g de soluto em 100ml de solvente.

CONCEITOS BÁSICOS
Regra de três: permite de forma simples, estruturar o problema obtendo sua solução. Importante observar que aregra de três só se faz necessária, quando não conseguimos resolver o problema de maneira direta. Vejamos um exemplo: Exemplo: Tenho ampolas de dipirona com 2ml de solução. Quantos ml tenho em trêsampolas? Forma direta: 2ml x 3 ampolas = 6ml nas três ampolas Por regra de três: 1 ampola ---- 2 ml 3 ampolas --- x x = 6 ml

APLICAÇÕES DE PROPORÇÕES
Considerando os seguintes padrões que utilizadosno cálculo de medicamentos: - 1ml contém 20 gotas - 1 gota equivale a 3 microgotas, então 20 gotas equivalem a 60microgotas. 1 ml = 20 gotas = 60 microgotas - Portanto, 1 ml contém 60 microgotas. GOTEJAMENTO DO SORO

1ml = 20 gotas Volume Gotejamento = __________________ Nº de horas x 3

Um paciente idoso e com diagnóstico de insuficiência cardíaca está em uso de soro glicosado, sendo1200 ml para correr em 20 horas. O gotejamento deve ser mantido rigorosamente em quantas gotas/minuto?

Há duas formas para resolver!!!

Vejamos...

REGRA DE TRÊS: 1º passo: 1 ml ---------- 20...
tracking img