Calculo de custo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8997 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]




BRUNO FERREIRA SANTOS


CÁLCULO DO CUSTO MÉDIO PONDERADO
DO CAPITAL DA EMPRESA ABC, S.A




Abril 2011






[pic]


























Relatório de estágio da autoria de Bruno Ferreira Santos com o título “Cálculo do custo médio ponderado do capital da empresa ABC, S.A, realizado na empresa ABC,S.A., sob a orientação do Prof. Doutor Mário Augusto, apresentado na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra para efeitos da obtenção do grau de Mestre em Economia Financeira.


Resumo
A determinação do custo de capital para uma empresa é uma ferramenta de enorme importância, nomeadamente quando a mesma é uma empresa que opera a nível internacional, como o estudo de caso que levou àelaboração deste relatório, dado que, estando a operar em vários mercados, cada mercado apresenta diferentes características em termos de risco.
A diversidade de modelos existentes derivado ao facto de haver diversas actividades, quer dentro da mesma empresa, quer em termos de mercado leva-nos ao estudo, de pelo menos, os principais modelos existentes para seguidamente se poder adoptar o modelomais adequado ao caso em estudo.


Palavras-Chave: Custo Médio Ponderado do Capital; Net Operating Profit After Tax; Economic Value Added.






Summary
Determining the cost of capital for a business is a tool of enormous importance, especially where it is a company that operates internationally, as the case study that led to this report because, while operating in several marketsEach market has different characteristics in terms of risk.
The diversity of existing models derived from the fact that there are various activities, both within the same company, and in terms of market, with leads us to the study, at least, the main existing models so that we can be able to adopt the most appropriate model to the case study.



Keywords: Weighted Average Cost ofCapital; Net Operating Profit After Tax; Economic Value Added.

Abreviaturas


APT – Arbitrage Pricing Theory

β – Coeficiente de risco

BP – Basis Points

CAPM – Capital Asset Pricing Model

CCP – Custo de Capital Próprio

Cd – Taxa de custo da divida

CMPC/WACC – Custo Médio Ponderado do Capital/Weighted Average Cost of CapitalÍndice

1. Introdução 7

2. Apresentação da empresa 9

3. Enquadramento teórico 12

3.1 EVA – Economic Value Added - o contributo de Stewart 12

3.2 Diversificação do risco – o contributo de Markowitz 14

3.2.1 Modelo de diversificação de Markowitz 14

4. Cálculo do custo do capital próprio 18

4.1 Modelo CAPM 18

4.2 Modelo APT 23

5. Custo médio ponderado docapital 26

6. Estudo de caso 33

6.1 Objecto de estudo 33

6.2 Resultados 33

7. Limitações e conclusões 37

7.1 Limitações do estudo de caso 37

7.2 Conclusões 37

8. Bibliografia 39

ANEXOS 40

ANEXO 1: Dados diários da taxa anual dos títulos do tesouro norte-americano de 01-01-2010 a 31-12-2010 (US T Bond 10 anos) 40

ANEXO 2: Pressupostos 43








1.Introdução


Estimar o Custo Médio Ponderado do Capital (CMPC ou WACC- Weighted Average Cost of Capital) de uma empresa envolve o cálculo do custo do capital próprio e o custo da dívida.
O custo do capital de uma empresa trata-se em todo o caso de um custo de oportunidade do qual a empresa dispõe, pois é visto pelos investidores da empresa, como gerador de uma determinada taxa deretorno, ao qual está associada inevitavelmente uma taxa de risco. Por outras palavras, o custo de capital advém de uma relação risco-retorno, dado que quanto maior for o risco em que a empresa incorre, maior vai ser a taxa de retorno exigida pelos seus investidores para investirem nos seus projectos, isto é, maior será o seu custo de capital.
O custo de capital não é mais que o valor...
tracking img