Calculo de bueiros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ENCHENTES EM SÃO PAULO
CÁLCULO DE GALERIAS E AGUAS PLUVIAIS

DRENAGEM DE ÁGUAS PLUVIAIS
Um sistema de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais é composto por estruturas e instalações de engenharia destinadas ao transporte, retenção, tratamento e disposição final das águas das chuvas.
Os sistemas de drenagem são classificados de acordo com seu tamanho em sistemas de microdrenagem e sistemasde macrodrenagem. A microdrenagem inclui a coleta das águas superficiais ou subterrâneas através de pequenas e médias galerias. Já a rede de macrodrenagem engloba, além da rede de microdrenagem, galerias de grande porte e os corpos receptores destas águas (rios ou canais).
A seguir, encontram-se conceituados componentes de um sistema de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas:
a) Guiaou meio-fio: é a faixa longitudinal de separação do passeio com a rua;
b) Sarjeta: é o canal situado entre a guia e a pista, destinada a coletar e conduzir as águas de escoamento superficial até os pontos de coleta;
c) Bocas-de-lobo ou bueiros: são estruturas destinadas à captação das águas superficiais transportadas pelas sarjetas; em geral situam-se sob o passeio ou sob a sarjeta;
d) Galerias:são condutos destinados ao transporte das águas captadas nas bocas coletoras até os pontos de lançamento. Possuem diâmetro mínimo de 400 milímetros;
e) Poços de visita: são câmaras situadas em pontos previamente determinados, destinados a permitir a inspeçãoe limpeza dos condutos subterrâneos;
f) Trecho de galeria: é a parte da galeria situada entre dois poços de visita consecutivos;
g) Baciasde amortecimento: são grandes reservatórios construídos para o armazenamento temporário das chuvas, que liberam esta água acumulada de forma gradual.


Os detalhes técnicos do projeto de drenagem superficial da Prefeitura de São Paulo com composições de custo referenciais.A impermeabilização dos solos em áreas urbanas deve andar junto de projetos de galerias de águas pluviais. Isso porque oasfalto é rapidamente deteriorado quando as águas das chuvas correm por sobre ele cotidianamente. As galerias também evitam enchentes em áreas de acúmulo de água nas vias e organizam a vazão até o corpo receptor (córregos, rios e mares).

Estes são os problemas enfrentados pelo Núcleo Habitacional do Jardim Clímax, localizado no município de São Paulo, uma área de 4.287,13 m² composta por 102moradias e uma população de cerca de 510 habitantes. A região foi ocupada por população de baixa renda de forma desordenada sem que as vias tivessem infraestrutura de drenagem da água superficial adequada.
Algumas vias sequer detêm dispositivos de captação de águas superficiais - como sarjetas, sarjetões ou bocas de lobo - e, em outras, os acessos às captações foram barrados por construçõesirregulares.
A situação é agravada pela região ser um fundo de vale, para onde escoam as águas de chuva do entorno e porque, em seu ponto mais baixo, há um córrego canalizado, que aumenta a probabilidade de enchente.
A Prefeitura de São Paulo iniciou então um processo para construir e reformar o sistema de galerias de águas pluviais nesta região. Executado pela Superintendência de Habitação Popular daSecretaria Municipal de Habitação de São Paulo, sob a supervisão do engenheiro Jarbas Prado de Francischi Junior, o projeto executivo, em fase final de elaboração, prevê a construção de nova rede de drenagem.
No projeto, foi definido um desvio das águas que naturalmente correriam para o fundo do vale para, assim, minimizar as vazões neste ponto. Como se vê no projeto ao lado, foram previstosdispositivos de captação da água pluvial para redução do volume que aflui superficialmente.
A seguir, os detalhes técnicos do projeto - que remontam às premissas básicas da elaboração de projetos de drenagem -, e os custos para construção de galeria de água pluvial.

Levantamento de dados
A primeira fase para qualquer projeto de galeria de água pluvial é o
-levantamento de dados sobre as...
tracking img