Cal virgem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 DEFINIÇÃO

A Cal é um produto obtido pela calcinação (queima) de rochas calcárias, é utilizada principalmente na forma hidratada como um componente fundamental nos preparos de argamassa e de revestimento e podem ser:
-Calcíticas (CaCO3): possuem alto teor de carbonato de cálcio.
- Dolomíticas (CaMg (CO3): possuem carbonato de cálcio e carbonato de magnésio.Sendo as cales calcíticas edolomíticas as mais utilizadas na área de construção civil.
A cal hidratada é um produto normatizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) a NBR 7175 de acordo com sua composição química, como CH 1,CH 11 E CH 111, diferenciando basicamente pelo teor de CO2.
A Cal é composta por um pó de cor branca resultante da combinação química dos óxidos anidros da cal virgem com a água. Éclassificada de acordo com a cal virgem que lhe dá origem.
Na área de construção civil suas principais aplicações são como componente de argamassa para dar mais plasticidade devida sua facilidade de espalhamento sobre a superfície e sua durabilidade contento reações neutralizantes e retendo água, também pode ser utilizada pintura do tipo caiação.
A qualidade da Cal se tem por uma vez o endurecimento edevido acarbonatação dos hidróxidos, a melhor e aquela que foi bem calcinada e produzida através da matéria prima em carbonatos. E a completa hidratação da Cal também e um importante fator.

2MATÉRIA-PRIMA DO CAL

A matéria prima do cal encontram-se nas rochas em diversas modalidades,como carbonato de cálcio (CaCO3),cal cite calcário entre outros agrados entre eles.
Segundo SANTIAGO (2007), foidescoberta no tratado de Vitrúvio que, as pedras para fazer cal seriam brancas, calhaus ou sílica dedeterminada região, rochas obviamente calcárias.O sílex pode ser mencionado comocal hidráulica conhecida como cal romana, ou cimento romano, que seria uma cal virgem oriunda de calcários impuros contendo alto teor de sílica,componentes que lhe daria propriedades cimentantes .
Cal Hidratada atémeados do séc. XVIII a matéria prima da cal eram apenas calcários puros (CaCO3), sendo originada apenas a cal aérea. A partir dessa data descobriu-se que com os calcários adicionados de argila se obtinha, por cozedura, a cal hidráulica.Cal Aérea Resulta da calcinação de pedras calcárias com elevado grau de pureza. Podem ser considerados dois tipos de cal aérea:
- Calgorda : resulta de um calcáriomuito puro;
- Cal magra : resulta de um calcário menos puro (até 5% de impurezas)
Cal Aéreamatéria prima da cal são rochas que tenham como componente fundamental a cal cite (carbonato da cálcio – CaCo3), como é o caso dos calcários muito puros.A pedra é colocada em fornos onde se dá a calcinação do calcário: transformação, por ação do calor, do carbonato de cálcio em óxido de cálcio, comlibertação de dióxido de carbono.O óxido de cálcio obtido denomina-se cal viva. A cal aérea, cal viva ou óxido de cálcio (CaO), em presença da água, transforma-se em cal apagada (hidróxido de cálcio – Ca(OH)2), sofrendo um aumento de volume de 3 a 3,5 vezes em relação ao volume inicial.A cal viva é comercializada em pedra ou moída, devendo haver cuidado para evitar a sua carbonatação.A cal apagada écomercializada na forma de pó.Cal Hidráulica,Margas (rochas calcárias com elevado teor de argila). Mas de boa qualidade, para a cal hidráulica, a argila está intimamente misturada com a cal cite, sendo o teor ótimo de cerca de 20%.A composição média é a seguinte: óxido de cálcio 55%; óxido de silício 23%; óxido de alumínio 22%. Só em casos excepcionais se encontrammargas naturais com a composiçãorequerida, daí que seja por vezes necessário recorrer a misturas artificiais para garantir a composição correta.
Negreiros, pelo menos, especificou que a cal devia ser feita de pedras próprias a serem calcinadas, “porque nem de toda a pedra se pode fazer cal . Só as pedras carbonáticas – rochas que contêm carbonatos de cálcio, ou carbonatos de cálcio e magnésio por ação do fogo, transformam-se em...
tracking img