Caderno de viagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Caderno de Viagens
Universidade Lusíada do porto, 2ºano Arquitectura Paulo Ferreira, turma A, nº 21533610

“ Deus fez o papel para que se desenhe arquitectura”
Alvar Aalto

Os desenhos emcadernos de viagem imprimem uma dinâmica que privilegia o processo reflexivo. O desenho não tem que ser tecnicamente bonito, tem que ser poético, por isso, espelha a sensibilidade do autor, o estado deespírito naquele exacto momento. O que é um caderno de viagens senão um diário intimo, a parte visível daquilo que ocorre na mente e no coração ou mesmo um simples registo de uma imagem, de um simplespensamento, de uma ideia ou mesmo de uma fotografia mental… Este tipo de anotação passou a ser o elemento principal de muitos artistas e mesmo de alguns simples mortais. Os cadernos de viagens são sempreuma interpretação, um olhar pessoal sobre uma situação ou um determinado momento.

“Ao fazermos registos num caderno de viagens aprendemos mais sobre o lugar, exercemos a nossa sensibilidade etrazemos experiência na mala.”

Rubens Matuck, artista plástico, que faz registos desde 1985 dos lugares por onde passa, dizia que “os cadernos são caminhos registados sobre a pele do papel. Caminhossão roteiros. Roteiros são destinos (...) São antecipações, sementes que contam histórias futuras”. O artista já esteve em quase 20 estados brasileiros, retratando a geografia, a flora, a fauna e a artepopular. Anota tudo: expressões regionais, nomes das plantas e das frutas e as histórias das pessoas. Na bagagem, traz sempre duas paixões: os seus desenhos com relatos e as sementes que encontra nocaminho.

Caderno de Viagens
Universidade Lusíada do porto, 2ºano Arquitectura Paulo Ferreira, turma A, nº 21533610

Batalha

Os desenhos em cadernos de viagem, guardanapos ou simples papéis defamosos arquitectos, por exemplo, são tão expressivos e reconhecidos quanto as suas obras. Frank Lloyd Wright, Le Corbusier, Alvar Aalto, Carlos Scarpa, Aldo Rossi, Mário Botta, Steven Holl,...
tracking img