Caderno de encargos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 82 (20473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ARQUITECTURA

1. COBERTURAS IMPERMEABILIZAÇÕES E ISOLAMENTOS.

A) CONDIÇES TÉCNICAS GERAIS

Ao Empreiteiro compete a execução de todos os trabalhos deste projecto relativos a coberturas, impermeabilizações e isolamentos, incluindo o fornecimento e aplicação de todos os materiais com todos os trabalhos inerentes, conforme desenhos e Caderno de Encargos.

Preparação dos trabalhosO Empreiteiro terá de entregar à fiscalização os planos de execução, que comprovem a efectiva preparação dos trabalhos de impermeabilização, isolamentos e coberturas. Nesta preparação deverão ter-se em conta todos os remates e entregas do sistema ou materiais aprovados. Nesta fase deverá ser clarificada quais os trabalhos prévios para o inicio das impermeabilizações propriamente ditam. Comoconsequência do trabalho de preparação, se o empreiteiro pretender complementar os pormenores ou propor alterações, deverá submetê-las à aprovação da fiscalização pelo menos um mês antes do início dos trabalhos.
Todas as conclusões deste estudo e pormenorização dos trabalhos deverão ser entregues à fiscalização de forma a confirmar a situação de projecto ou eventualmente altera-las.

PormenorizaçãoO Empreiteiro obriga-se a submeter à aprovação da Fiscalização uma pormenorização de execução em obra dos sistemas de impermeabilização, à escala 1:5, complementar dos DC's, referindo todas as situações singulares como sobreposições, remates, furações por tubos, etc. Nos desenhos de pormenorização deverá o empreiteiro prever tubos “ladrão”.

Qualidade dos trabalhos

Sempre que não sejamespecificadas inclinações, todas as superfícies horizontais a impermeabilizar terão inclinação mínima de 2%. Estas inclinações, bem como as disposições adoptar na drenagem de águas pluviais, deverão ser submetidas à apreciação prévia da Fiscalização.

A betonilha de regularização sob telas terá sempre um enchimento em 1/2 cana na transição da superfície horizontal para a vertical, de forma a evitaro rasgamento das telas. Quando não houver o respectivo pormenor em projecto, os remates das telas de impermeabilização nos paramentos verticais, deverão realizar-se em conformidade com as indicações dos documentos de homologação dos materiais a aplicar.

Em todas as situações de remates de telas de impermeabilização com ralos, tubos ladrões, chaminés, o Empreiteiro deve prever o fornecimento ecolocação de peças de remate em chapa de zinco n.º 14, com diâmetros adequados aos das tubagens definidas nos Projectos Técnicos. Nas placas a fixar em paramentos verticais serão utilizados rebites de P.V.C.. Depois das impermeabilizações executadas deverão ser protegidas de imediato contra agressões mecânicas.

Só são permitidos sistemas e produtos homologados. Os remates a realizar comelementos verticais como platibandas, condutas, chaminés e outros não definidos nos desenhos de pormenor devem ser submetidos à aprovação da Fiscalização. As estereotomias devem respeitar o projecto. Na sua ausência devem ser submetidos a aprovação.

As membranas betuminosas e roofmate deverão ter fechos na vertical com o mínimo de 20 cm de forma a garantir um bom funcionamento da cobertura. A fixaçãodo roofmate na vertical deve ser proposta pelo Empreiteiro e está incluído no preço unitário. Todas as argamassas de regularização necessárias estão incluídas nos preços unitários.
Todas as betonilhas a executar no âmbito das coberturas e impermeabilizações devem se armadas com rede de capoeira.

B) CONTROLO DA QUALIDADE

Depois de executada a impermeabilização, a mesma deve ser submetidaa uma prova de estanquidade com uma lâmina de água com 0.10m durante 10 dias. Depois da cobertura executada e os trabalhos concluídos o ensaio deverá ser repetido.

C) UNIDADE DE MEDIÇO

m2 (metro quadrado)

D) CRITÉRIO DE MEDIÇÃO

As medições dos isolamentos e sistemas ou telas de impermeabilização são as correspondentes ao perímetro dos elementos onde existam, devendo o Empreiteiro...
tracking img