Cadeis de suprimentos e cadeias de produção sadia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Sumário

1INTRODUÇÃO 4
2DESENVOLVIMENTO 5
2.1CADEIA DE SUPRIMENTOS DA SADIA S/A 5
2.2FUNCIONAMENTO DO CONTROLE DE ESTOQUES E ARMAZENAMENTO 7
2.3PROCEDIMENTO DE TRANSPORTE E DISTRIBUIÇÃO 7
2.4OS TRÊS MÉTODOS ALTERNATIVOS UTILIZADOS NAS POSSÍVEIS FLUTUAÇÕES NA DEMANDA 10
2.5PRINCIPAIS FATORES QUE INFLUENCIARAM A DECISÃO DA LOCALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES 11
2.6TIPO DE PROCESSO E DEARRANJO FÍSICO UTILIZADO NA LINHA PRODUTIVA 12
2.7UM PAPEL DE FUNÇÃO DE PRODUÇÃO NA EMPRESARIAIS 13
2.8FERRAMENTAS ESTATÍSTICAS 14
2.8.1SATISFAÇÃO COM OS PRODUTOS E COM O ATENDIMENTO 15
2.8.2PREVISÃO DE RECEITAS DA EMPRESARIAIS 15
2.8.3CALCULOS DE PROBABILIDADE SOBRE VENDAS 17
2.8.4INVESTIMENTO E PROPAGANDA 19
2.8.5 CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 20
2.9TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO DA EMPRESASADIA S/A 21
2.9.1INFRA-ESTRUTURA (HARDWARE,SOFTWARE E BANCO DE DADOS) 21
2.10REDES E TELECOMUNICAÇÕES 21
2.11SISTEMAS EMPRESARIAIS 21
2.11.1SCM (SUPPLY CHAIN MANAGEMENT) 21
2.11.2ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING) 22
3CONFRONTANDO AS TEORIAS 24
4CONCLUSÃO 25
5REFERÊNCIAS 26
INTRODUÇÃO

Uma empresa que quer se dar bem no ramo alimentício precisa observar muitas características daempresa Sadia, pois esta é um exemplo de organismo administrador.

Por isso, decidimos escolhê-la como a empresa a ser pesquisada por nosso grupo, buscando assim trazer o conhecimento sobre vários setores como o TI, o Gerenciamento Financeiro, o Gerenciamento de Produção, o Marketing e vários outros.

Também serão apresentados a cadeia de de suprimentos da empresa, os seus modos de transporte, asestatísticas de vendas, o relacionamento com o cliente, a lucratividade, entre outros fatores para assim podermos compreender mais profundamente as teorias de Cadeias de Suprimentos e Produção de um órgão empresarial.

DESENVOLVIMENTO

Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doençassempre foi tentada.

Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina. (SOUZA, 2001, p. 39).

1 CADEIA DE SUPRIMENTOS DA SADIA S/A

O conceito de cadeia de suprimento representa uma filosofia de gerenciamentodo fluxo dos materiais, desde o fornecedor até o cliente final (Cooper e Elram, 1993). Neste caso, entende-se o conceito como a adoção de uma estratégia de trabalho conjunto entre os participantes de uma cadeia, incluindo planejamento, gerenciamento e monitoramento de informações.

O resultado esperado é o de uma cadeia mais competitiva, por meio da redução de estoques intermediários e doscustos totais, além de um movimento mais rápido das operações, informações e estoques (Cooper e Elram, 1993; Poirier e Reiter, 1997). A otimização dos resultados de uma cadeia organizada nestes moldes, também ocorre pela redução de riscos e eliminação de perdas. Isto é garantido mediante esforços coordenados dos agentes, que garantem para toda a cadeia a sua participação no mercado, a partir dacompetitividade do produto final.

As relações das empresas que formam uma cadeia de suprimento ocorrem não somente no plano operacional, mas também no plano estratégico e tático; ou seja, as empresas compartilham informações e trabalham em conjunto não somente visando a complementaridade produtiva, mas também objetivando o desenvolvimento conjunto de estratégias (Cooper e Elram, 1993).

Outroaspecto importante deste conceito é a tecnologia, indispensável para o alcance de maior eficiência de toda a cadeia. Isto ocorre tanto por meio da redução de custos totais, quanto por meio do uso da tecnologia para difusão de informações entre todos os agentes. Também a informação é fundamental na operacionalização do conceito de gerenciamento de cadeia de suprimentos, sendo o elemento de dinamização...
tracking img