cadeia vitivinivola

1132 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE PROESSOS GERENCIAIS

LUIZA CAROLINA ROSSI DAUDT

CARACTERIZANDO A CADEIA VITINÍCOLA

SÃO LEOPOLDO
2015

Luiza Carolina Rossi Daudt

CARACTERIZANDO A CADEIA VITIVINÍCOLA:

Trabalho apresentado para a disciplina Arranjos Interorganizacionais, pelo Curso de Processos Gerenciais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, ministrada pela professora Margareth Schreiner.

São Leopoldo
2015
SUMÁRIO
1 CONTEXTO 3
2 cadeia produtiva 4
3 CADEIA DE SUPRIMENTOS 5
4 considerações finais 6
Referências 7

1 CONTEXTO
O Rio Grande do Sul é o maior produtor de vinho do Brasil, cerca de 90% da produção do país é resultado do estado. É considerado o polo da cadeia produtiva vitivinícola, com 620 empresas produtoras de vinhos e cerca de 12000 empresas produtoras de uva. São produzidos cerca de 300 milhões de litros de vinho por ano, onde 80% de vinhos comuns e 20% de vinhos finos. A cadeia vitivinícola gera em torno de 3000 empregos diretos, em sua maior parte localizados na Serra Gaúcha.
Este polo possui uma região denominada Vale dos Vinhedos, que em função de suas características culturais e ambientais, estão localizadas as principais vinícolas. O Vale dos Vinhedos é a única região do país que os vinhos possuem indicação de procedência, ele está situado entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul.
As principais características da região são altitude de 600 a 800m acima do nível do mar, precipitações de 17000mm por ano distribuídas em todas as estações, temperatura média de 17º C e umidade relativa do ar elevada. Estas condições ambientais permitem um repouso hibernal da fruta, uma poda durante os meses de junho e julho, devido ao frio e a colheita nos meses de janeiro e fevereiro.
A prática de produção de vinhos veio se constituir por volta do século XX com a chegada dos enólogos estrangeiros que aprimoraram os

Relacionados