CANDIDO PORTINARI 1

412 palavras 2 páginas
CANDIDO PORTINARI

VIDA
• Cândido Portinari (Brodowski, 29 de dezembro de
1903 — Rio de Janeiro, 6 de fevereiro de 1962) foi um artista plástico brasileiro. Portinari pintou quase cinco mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão, como O Lavrador de Café, até gigantescos murais, como os painéis Guerra e Paz, presenteados à sede da ONU em Nova Iorque em
1956,1 e que, em dezembro de 2010, graças aos esforços de seu flho, retornaram para exibição no
Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

• Aos 15 anos, já decidido a aprimorar seus dons, Portinari deixa São
Paulo e parte para o Rio de Janeiro para estudar na
Escola Nacional de Belas Artes. Durante seus estudos na ENBA,
Portinari começa a se destacar e chamar a atenção tanto de professores quanto da própria imprensa. Tanto que aos 20 anos já participa de diversas exposições, ganhando elogios em artigos de vários jornais. Mesmo com toda essa badalação, começa a despertar no artista o interesse por um movimento artístico até então considerado marginal: o modernismo.
• Um dos principais prêmios almejados por Portinari era a medalha de ouro do Salão da ENBA. Nos anos de 1926 e 1927, o pintor conseguiu destaque, mas não venceu. Anos depois, Portinari chegou a afrmar que suas telas com elementos modernistas escandalizaram os juízes do concurso. Em 1928 Portinari deliberadamente prepara uma tela com elementos acadêmicos tradicionais e fnalmente ganha a medalha de ouro e uma viagem para a Europa.

• Os dois anos que passou vivendo em Paris foram decisivos no estilo que consagraria Portinari. Lá ele teve contato com outros artistas como Van Dongen e
Othon Friesz, além de conhecer Maria Martinelli, uma uruguaia de 19 anos com quem o artista passaria o resto de sua vida.
• Ele quebra o compromisso volumétrico e abandona a tridimensionalidade de suas obras. Aos poucos o artista deixa de lado as telas pintadas a óleo e começa a se dedicar a murais e afrescos.

ALGUMAS OBRAS mestiço Os retirantes

Relacionados