Cadeia de suprimentos e terceiro setor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: MODELOS ORGANIZACIONAIS CONTEMPORÂNEOS

PROFESSOR: ADALBERTO J. TAVARES VIEIRA
















CADEIA DE SUPRIMENTOS


Visão conceitual e uma abordagem para o Terceiro Setor








Equipe:Dilson Araújo Gomes
Evandro Silva Dantas Nono
Luis Carlos Martins

Patrícia Jachowicz







Itajaí, junho de 2005.
Introdução
As redes de suprimentos têm ocupado cada vez mais espaço na agenda das empresas, bemcomo na agenda de pesquisas sobre administração de empresas. É cada vez maior a urgência em extrapolar os limites da empresa (elo) na criação de valor para os clientes. Excelência em gerenciar marcas, desenvolver produtos e produzir eficientemente já não garantem vantagens duradouras.
Atualmente as organizações são desafiadas a operar de forma eficiente e eficaz para garantir a continuidadede suas atividades, o que as obriga a constantemente desenvolver vantagens em novas frentes de atuação e fortalecer as parcerias empresariais para atender as demandas do mercado e enfrentar a concorrência.

O presente trabalho tem por objetivo principal descrever os conceitos da cadeia de suprimentos, utilizando como exemplo empresas de fabricação e comercialização de produtos, ou seja,organizações inseridas no segundo setor da economia. Visando demonstrar que os conceitos também se aplicam em organizações do terceiro setor, descreve-se alguns processos que propiciam uma visão de cadeia de suprimentos numa atividade de reciclagem de produtos.


1. Cadeia de Suprimentos

Uma cadeia de suprimento engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, noatendimento de um pedido de um cliente. A cadeia de suprimento não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadoras, depósitos, varejistas e os próprios clientes. Dentro de cada organização, como por exemplo, de uma fábrica, a cadeia de suprimentos inclui todas as funções envolvidas no pedido do cliente, como desenvolvimento de novos produtos, marketing, operações, distribuição, finançase o serviço de atendimento ao cliente, entre outras.


Considere, por exemplo, um cliente que entra em um supermercado Wal-Mart para comprar detergente. A cadeia de suprimento começa com o cliente e a sua necessidade de obter o produto. O próximo estágio dessa cadeia de suprimento é a loja Wal-Mart que o cliente procura. A loja abastece suas prateleiras usando um estoque que pode tersido fornecido por um depósito de produtos acabados administrado pela própria rede Wal-Mart ou por um distribuidor que utiliza caminhões fornecido por um terceiro. O distribuidor, por sua vez, é abastecido pelo fabricante. A fábrica recebe a matéria-prima de diversos fornecedores, que podem, por sua vez, terem sido abastecidos por outros fornecedores. Por exemplo, o material para embalagens.Uma cadeia de suprimento é dinâmica e envolve um fluxo constante de informações, produtos e dinheiro (fundos) entre os diferentes estágios. Cada estágio da cadeia de suprimento executa diferentes processos e interage com outros estágios da cadeia. A Wal-Mart fornece ao cliente o produto, como as informações sobre preço e disponibilidade. O cliente transfere fundos à Wal-Mart que, por sua vez,transmite dados sobre o ponto-de-venda e pedidos de reabastecimento ao centro de distribuição (CD). O CD envia o pedido de reabastecimento à loja utilizando caminhões. A Wal-Mart transfere fundos ao distribuidor após o reabastecimento. O distribuidor também fornece informações sobre preços e prazos de entrega à Wal-Mart. Fluxos semelhantes de informação, de material e monetário acontecem em toda...
tracking img