cadeia alimentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 60 (14971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
 C A D E I A A L I M E N T A R :

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
O texto que se segue foi extraído de "Xadrez, truco e outras guerras", de José Roberto Torero. Servimos-nos de algumas de suas estruturas, para introduzir a(s) questão(ões) seguintes.

Os abutres, sábios animais que se alimentavam do mais farto dos pastos, já começavam a sobrevoar a ala dos estropiados quando o Generalmandou que acampassem. Naquela tarde assaram trinta bois, quantidade ínfima para abastecer os homens que ainda sobravam.... O plano dos comandantes era assaltar fazendas da região e tomar-lhes o gado...
À noite a ração foi ainda mais escassa, e, para enganar a fome, fizeram-se fogueiras para assar as últimas batatas e umas poucas raízes colhidas pelo caminho. Como o frio também aumentava, surgiuum impasse: quem ficaria perto do fogo: os coléricos, que logo morreriam, ou os sãos, que precisavam recuperar as forças para a luta?
(TORERO, J. Roberto. "Xadrez, truco e outras guerras")

1. Os abutres, sábios animais que se alimentavam do mais farto dos pastos (...)

Os abutres são animais consumidores, que participam de modos diferentes nas diferentes cadeias alimentares.

a)Esquematize uma cadeia alimentar onde os abutres ocupem o terceiro nível trófico. Indique, com uma seta, o fluxo de energia dessa cadeia.

b) Explique a função dos decompositores nas cadeias alimentares.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
Uma preá que vivia na beira de um charco, alimentando-se de capim, foi capturada por uma cobra que, mais tarde, foi apanhada por um gavião. Mas a história poderia seroutra, e o gavião poderia ter caçado um rato ou outra ave. Por sua vez, a cobra poderia ter capturado um passarinho que havia comido um inseto.

2. Com os elementos, preá, capim, cobra e, agora, acrescentando, fungos e bactérias do solo, observe com atenção o diagrama a seguir. Não descuidando da direção das setas e a seqüência numérica, indique a alternativa correta na sucessão de eventos.a) I - Produtor, II - decompositor, III - consumidor primário, IV - consumidor secundário.
b) I - Produtor, II - consumidor secundário, III - decompositor, IV - consumidor primário.
c) I - Produtor, II - consumidor primário, III - consumidor secundário, IV - decompositor.
d) I - Decompositor, II - consumidor primário, III - consumidor secundário, IV - produtor.
e) I - Decompositor, II -produtor, III - consumidor primário, IV - consumidor secundário.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
Quando uma área com floresta precisa ser encoberta para a formação do lago artificial de uma hidroelétrica, toda a madeira deve ser retirada. Se isso não ocorrer, esse material entra em decomposição, podendo provocar danos nas turbinas, além de crescimento descontrolado da população de algas azuis(cianobactérias) e verdes ('Chlorophyta') e de algumas plantas flutuantes, como 'Eichornia crassipes', o aguapé ('Angiospermae'), e 'Salvinia sp.' ('Pteridophyta').

3. A decomposição da matéria orgânica é promovida por certos tipos de bactérias e fungos.
Assinale a alternativa que indica a característica que esses organismos chamados decompositores têm em comum.
a) Realizam fotossíntese.
b) Formamhifas.
c) São eucariontes.
d) São simbiontes.
e) São heterótrofos.

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
As florestas são os ecossistemas mais complexos do ambiente terrestre. O aumento das áreas naturais impactadas, as altas taxas de desmatamento e os problemas ambientais justificam o esforço mundial para o plantio de grandes áreas com espécies arbóreas.

4. Considerando a quantidade total dematéria orgânica presente em diferentes seres vivos de uma floresta, a seqüência decrescente correta é a indicada por:
a) carnívoros, plantas e decompositores.
b) herbívoros, plantas e decompositores.
c) plantas, carnívoros e herbívoros.
d) herbívoros, carnívoros e plantas.
e) plantas, herbívoros e carnívoros.

TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES.
O AUTOR DA NATUREZA

Zé Vicente da Paraíba,...
tracking img