cadeia alimentar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1133 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
CADEIA
ALIMENTAR
ALUNOS:GAbRIEL SILVA,TALYS JEFERSON,YURI CAMPOS,RENAN ROCHA
SUMARIO
1-CAPA.
2-SUMARIO.
3-APRESENTAÇAO.
4-INTRODUÇAO.
5-O QUE E CADEIA ALIMENATAR¿
8-QUALIDADE E ENERGIA.
9-NIVEIS TROFICOS.
10-GALERIA DE IMAGENS.
11-CONCLUSAO.
12-HISTORICO DA PESQUISA.

C.M. Elza Maria Stº Rosa Bernardo
Cabo Frio,01 de Novembro de 2014Disciplina: biologia.
Tema: cadeia alimentar.
Turma:1000. Turno: Manha.
Professora:Ana Carolina.
Trimestre:3º(trimestre).
Alunos:Gabriel Silva.
Talys Jeferson.
Yuri Campos.
Renan Rocha.

INTRODUÇAO
Uma corrente de elos é uma cadeia. Uma sucessão de peças que se interligam. Quando um elo é eliminado, a corrente perdeo sentido. O conceito de cadeia alimentar é parecido - uma sucessão de elos em que cada um se alimenta do anterior e alimenta o seguinte:

*Este trabalho vai explicar como essa cadeia funciona.


O QUE E CADEIA ALIMENTAR¿

Cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para sobrevivência e produção de energia.
A cadeia alimentar possui um fluxode energia, que começa nos produtores, que são as plantas, dirige-se aos consumidores, como os animais herbívoros e os carnívoros e chega aos decompositores, como fungos e as bactérias, passando por vários níveis tróficos. O ciclo vai recomeçar após os decompositores reciclarem a matéria orgânica.
A energia e os nutrientes utilizados por todos os organismos, através da cadeia alimentar, vai seperdendo no momento de cada transferência, na forma de calor que não é reaproveitável. Portanto, se os envolvidos na cadeia alimentar forem em número menor, mais energia terão os organismos envolvidos nesta cadeia.
O desequilíbrio do ecossistema é um dos principais problemas ambientais da atualidade. Com a extinção de algumas espécies animais e vegetais, estão ocorrendo cada vez mais problemas emcadeias alimentares e por consequência, prejuízos para o ecossistema. A caça predatória de animais, a poluição das águas, do ar e a contaminação de rios são os fatores que influem diretamente na cadeia alimentar.
PRODUTORES - São os organismos capazes de fazer fotossíntese ou quimiossíntese. Produzem e acumulam energia através de processos bioquímicos utilizando como matéria prima a água, gáscarbônico e luz. Em ambientes afóticos (sem luz), também existem produtores, mas neste caso a fonte utilizada para a síntese de matéria orgânica não é luz mas a energia liberada nas reações químicas de oxidação efetuadas nas células (como por exemplo em reações de oxidação de compostos de enxofre). Este processo denominado quimiossíntese é realizado por muitas bactérias terrestres e aquáticas.CONSUMIDORES PRIMÁRIOS - São os animais que se alimentam dos produtores, ou seja, são as espécies herbívoras. Milhares de espécies presentes em terra ou na água, se adaptaram para consumir vegetais, sem dúvida a maior fonte de alimento do planeta. Os consumidores primários podem ser desde microscópicas larvas planctônicas, ou invertebrados bentônicos (de fundo) pastadores, até grandes mamíferosterrestres como a girafa e o elefante.
CONSUMIDORES SECUNDÁRIOS - São os animais que se alimentam dos herbívoros, a primeira categoria de animais carnívoros.
CONSUMIDORES TERCIÁRIOS - São os grandes predadores como os tubarões, orcas e leões, os quais capturam grandes presas, sendo considerados os predadores de topo de cadeia. Tem como característica, normalmente, o grande tamanho e menores densidadespopulacionais.
DECOMPOSITORES OU BIOREDUTORES - São os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente. Os decompositores, representados pelas bactérias e fungos, são o último elo da cadeia trófica, fechando o ciclo. A seqüência de organismos relacionados pela predação constitui uma cadeia...
tracking img