Cad - concreto de alto desempenho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
5.1 DEFINIÇÃO DO CAD

O Concreto de Alto Desempenho – CAD, é um concreto com avançada tecnologia, cujos constantes estudos e experiências têm possibilitado significativas evoluções na qualidade do produto nos últimos anos, busca atender esta demanda da construção civil, criando estruturas com vida útil mais extensa e área livres maiores.
Na primeira norma brasileira de concreto, o “Regulamentopara as Construções em Concreto Armado da Associação Brasileira de Concreto-ABC, de 1931”, constava que a resistência máxima à compressão estava limitada a uma resistência à compressão média de 26 MPa (HELENE, 1997a).
A redação atual da “ABNT (NBR 6118, 2003) Projeto e Execução de Obras de Concreto Armado”, ainda não contempla concretos com resistência à compressão de projeto acima de 50 MPa.Podemos observar que na NBR 8953:1992, os concretos são classificados em dois grupos conforme a tabela abaixo:

A classificação proposta por AMARAL FILHO (1997) tem certa coerência com a tendência norueguesa, sempre respeitável por ser o centro mais avançado do mundo em concretos de alto desempenho.

O Concreto de Alto Desempenho diferencia-se do concreto convencional por apresentarreduzido valor de relação água/aglomerante e pouca ou nenhuma permeabilidade. Esta redução na quantidade de água/cimento (a/c) aumenta a resistência do concreto, mas também reduz a trabalhabilidade, por isso são produzidos com aditivos superplastificantes. Já a adição de sílica ativa preenche os vazios da zona de transição do aglomerante/agregado, proporcionando uma estrutura mais compacta.
A baixapermeabilidade é a propriedade mais desejada para a longa durabilidade de estruturas expostas a ambientes agressivos (Metha e Monteiro); sendo de significativa importância para estruturas expostas a condições ambientais severas, que estas estejam isentas de fissuras e permaneçam assim por um longo período (AÏTCIN).
Segundo Aïtcin o CAD é visto como um tipo de concreto emergente, e suas aplicaçõessão crescentes em volume e em diversidade. “Qualquer estrutura de concreto que tenha que fazer frente a condições ambientais difíceis, será feita com concreto de alto desempenho para aumentar seu ciclo de vida”.
Esta definição é prática e útil, visto que deixa claro que resistência não é sinônimo de durabilidade e ressalta que para o “alto desempenho” é mais essencial a alta resistência.
Assim adefinição de Concreto de Alto Desempenho está orientada a uma série de concepções e análise dos parâmetros do meio e da vida útil desejada, apresentando um conjunto de características como: permeabilidade reduzida, calor de hidratação e exsudação controlada, resistência à corrosão da armadura e à degradação do concreto, resistência a esforços mecânicos a curto e longo prazo, abatimento adequado,viabilidade de produção e outros (VAZ de CAMPOS, 2000, p. 28).
Para aproveitar todas as vantagens oferecidas pelo CAD é imprescindível a elaboração de projetos de viabilidade técnica e econômica, pois com o custo unitário superior aos dos concretos convencionais requer um emprego racionalizado e direcionado para pontos que requerem desempenho acima do convencional. A dosagem, o controle e olançamento do concreto de alto desempenho impõem a necessidade de assessoria de um profissional especializado, em geral, recomenda-se a contratação de um consultor tecnológico em concreto.

5.2 – EVOLUÇÃO HISTORICA
Em 1824 com a obtenção da patente do cimento , na Inglaterra, por Joseph
Aspdin, a utilização de concreto tem sido cada vez mais disseminada no mundo, incrementada por estudos queresultaram no surgimento da Lei de Abrams, em 1918, que relacionou a resistência do concreto com o seu fator água/cimento.

Tem-se conhecimento de que a primeira regulamentação de obras com estrutura em concreto foi elaborada pela ABC ( Associação Brasileira de Concreto), em 1931, intitulada “Regulamento para Construções em Concreto Armado”, que contemplava concretos com fck<12 MPa, sendo a...
tracking img