Lideranca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
III.3 A LIDERANÇA SITUACIONAL
Baseados em observações acerca da eficácia dos estilos de liderança, Paul Hersey e Kenneth Blanchard (1986), pesquisadores do Center of Leadership Studies, Califórnia, EUA, desenvolveram o modelo da Liderança Situacional, o qual parte da premissa de que a liderança eficaz é uma função de três variáveis: o estilo do líder (L), a maturidade do liderado (l) e asituação (s). A eficácia (E) da liderança seria, então, expressa através da seguinte fórmula: E = (L, l, s).
III.3.1 O Comportamento do Líder
Hersey e Blanchard estabeleceram quatro quadrantes básicos de comportamento do líder, em função da ênfase dada aos aspectos da produção (tarefa) e do empregado (relacionamento). Surgiram, assim, quatro combinações: tarefa alta (muita ênfase na tarefa) erelacionamento baixo (pouca ênfase no relacionamento); tarefa alta e relacionamento alto; tarefa baixa e relacionamento baixo; tarefa baixa e relacionamento alto. A figura 7 apresenta os quatro quadrantes de comportamento do líder.
O comportamento de tarefa relaciona-se à estruturação do trabalho. Quanto mais alto o comportamento de tarefa, mais o líder se empenha em planejar, controlar, organizar edirigir seu subordinado. Quanto mais baixo o comportamento de tarefa, mais o líder deixa estas atividades a cargo do subordinado.
O comportamento de relacionamento refere-se ao apoio dado ao subordinado. Quanto mais alto o comportamento de relacionamento, mais o líder se empenha em oferecer apoio sócio-emocional e canais de comunicação ao empregado.
FIGURA 7. OS QUATRO ESTILOS DE COMPORTAMENTO DOLÍDER

Hersey e Blanchard apontam para a necessidade de acrescentar uma terceira dimensão a este modelo, a dimensão da eficácia. O estilo de comportamento passaria a integrar-se, deste modo, com os requisitos situacionais de um ambiente. O estilo eficaz seria aquele apropriado para a situação. A tabela 6 apresenta cada estilo aplicado a situações nas quais é apropriado e nas quais não é apropriado,resultando em sua eficácia ou ineficácia.
Salientam os autores que um dos aspectos condicionantes da eficácia do comportamento do líder diz respeito à maturidade dos liderados. Para cada tipo de maturidade haveria um estilo mais apropriado de liderança.
TABELA 6. SITUAÇÕES DE EFICÁCIA E INEFICÁCIA DO COMPORTAMENTO DO LÍDER
FONTE: Hersey e Blanchard (1986, p.123)

III.3.2 A Maturidade dosLiderados
Segundo Hersey e Blanchard (1986, p.187), "maturidade é a capacidade e a disposição das pessoas de assumir a responsabilidade de dirigir seu próprio comportamento".
A capacidade está relacionada com o conhecimento e a habilidade necessários, ou seja, com o aspecto de saber o que fazer e como fazer, o que pode ser conseguido através de comunicação e treinamento.
A disposição estárelacionada com a confiança e o empenho, com o querer fazer, com a motivação. É possível, assim, estabelecer quatro tipos de maturidade:
* a) M1 - pouca capacidade e rara disposição; 
b) M2 - alguma capacidade e ocasional disposição; 
c) M3 - bastante capacidade e freqüente disposição; e 
d) M4 - muita capacidade e bastante disposição.
O nível de maturidade pode ser aplicado a indivíduos ou agrupos. O líder que trabalha com um grupo pode determinar sua maturidade através da observação da predominância de maturidades individuais.
Hersey e Blanchard salientam também que a maturidade de um indivíduo ou de um grupo não é absoluta, mas varia de situação para situação. Dependendo da atribuição, o indivíduo ou o grupo podem assumir diferentes níveis de capacidade e disposição.
III.3.3 O Estilodo Líder e a Maturidade dos Liderados
De acordo com Hersey e Blanchard (1986), para fazer face aos diferentes tipos de maturidade, o líder eficaz deve utilizar-se de diferentes estilos de liderança. Cada nível de maturidade suscita um estilo adequado de liderança, conforme ilustra a figura 8.



FIGURA 8. MODELO DE HERSEY E BLANCHARD DE LIDERANÇA SITUACIONAL
* M1: Estilo de liderança...
tracking img