Cacet

1466 palavras 6 páginas
O maquinista Francisco das Chagas ouve o mesmo som dos grandes e barulhentos motores do metrô da Capital há 19 anos, durante seis horas por dia. A conversa dentro do transporte é quase impossível, pois somente uma voz quase gritada pode ser ouvida. ?Já não ouço mais do mesmo jeito. Tem gente que precisa repetir duas ou três vezes porque eu até escuto, mas não consigo entender exatamente?, declara Francisco.
Os especialistas em problemas de audição indicam que um trabalhador exposto a ruídos muito altos não pode exercer a mesma função durante mais de oito anos, sob pena de sofrer perda auditiva. ?O grande problema é a exposição contínua por tempo prolongado?, alerta o otorrinolaringologista Eriverton Ferreira.
Francisco das Chagas não sabia, mas devido estar exposto a um ruído constante de 90 decibéis (unidade de medida para intensidade de som), ele só poderia trabalhar quatro horas por dia, de acordo com a legislação brasileira. O maquinista também não faz os exames obrigatórios constantemente. ?Fiz uma vez e já deu o diagnóstico de perda da audição nos dois ouvidos?, disse o homem.
Ele é vítima da Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR), comum em trabalhadores da construção civil, indústria e do trânsito. Dois tipos de proteção podem ser usados para minimizar o impacto das altas frequências sonoras: aqueles em forma de concha e o que é inserido dentro do ouvido. Segundo o médico Eriverton Ferreira, o mais apropriado é o primeiro tipo de protetor auricular. No entanto, dificilmente vemos esses profissionais sequer utilizando algum deles. uvida. ?Já não ouço mais do mesmo jeito. Tem gente que precisa repetir duas ou três vezes porque eu até escuto, mas não consigo entender exatamente?, declara Francisco.
Os especialistas em problemas de audição indicam que um trabalhador exposto a ruídos muito altos não pode exercer a mesma função durante mais de oito anos, sob pena de sofrer perda auditiva. ?O grande problema é a exposição contínua por tempo prolongado?,

Relacionados

  • geografia
    3231 palavras | 13 páginas
  • TRABALHOS FEITOS
    18687 palavras | 75 páginas
  • lazer
    58403 palavras | 234 páginas
  • SORTE OU AZAR
    61762 palavras | 248 páginas