Cabeamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Cabeamento Estruturado

Histórico

Prof. Murilo T. L. Leite – murilo.leite@gmail.com

Os primeiros computadores eram maquinas de grande porte , chamados Mainframes. Estas maquinas centralizavam todo o processamento de informações e os usuários acessavam os dados resultantes ou inseriam dados nessas maquinas através de terminais ditos ‘burros’ , pois não possuíam nenhum poder deprocessamento. Estes terminais eram somente um teclado, para inserção de dados, e uma tela, para leitura do resultado.
Prof. Murilo T. L. Leite – murilo.leite@gmail.com

Para diminuir a dependência de uma única central de processamento, e evitar este tipo de problema, surgiu no mercado uma tendência denominada “Downsizing”, com os computadores ficando menores, mais especializados, mais fáceis de seremoperados. Desta maneira, ao invés de termos uma única central de processamento em nossa empresa, passamos a ter diversas delas, casa uma realizando as operações para as quais foi projetada.

Prof. Murilo T. L. Leite – murilo.leite@gmail.com

Essa tendência foi se aprofundando até que chegamos praticamente a ter um computador para cada funcionário e isto gerou um novo problema. Imagine umfuncionário do departamento fiscal, emitindo uma nota fiscal sem saber se o produto existe ainda no estoque. E o computador, solicitando a compra de matéria prima que esta no fim para um produto que já não é mais fabricado. É claro que não podemos ter estes computadores independentes. Eles precisam compartilhar informações, arquivos, software banco de dados, impressoras, enfim precisam estar em rede.Prof. Murilo T. L. Leite – murilo.leite@gmail.com

As primeiras redes eram fechadas, isto é, o usuário necessitava aceitar o que o fabricante daquele tipo de rede oferecia em termos de hardware e software, pois não havia interoperabilidade entre as redes que não fossem montadas pelo mesmo fabricante. Cabos, conectores, protocolos, equipamentos e acessórios eram proprietários, cada empresaprojetava uma rede com tipos diferentes de produtos, de maneira que a manutenção, expansão e as mudanças só poderiam ser feitas por aquela empresa e nenhuma outra. Este tipo de política não agradava aos usuários, que ficavam reféns das empresas.
Prof. Murilo T. L. Leite – murilo.leite@gmail.com

Em 1.985, um grupo chamado EIA (Electronics Industries Alliance) começou a trabalhar, a pedido da CCIA(Computer Communications Industry Association), na elaboração de normatização para acabar com este tipo de política e, em 1.991 surge a primeira norma de cabeamento para edfícios comerciais, onde o cabeamento é independente de fabricantes.

Prof. Murilo T. L. Leite – murilo.leite@gmail.com

O cabeamento estruturado remonta as tecnologias de redes dos anos 80 quando empresas de telecomunicaçõese computação como AT&T, Dec e IBM criavam seus próprios sistemas de cabeamento proprietários.

Prof. Murilo T. L. Leite – murilo.leite@gmail.com

Digital Equipment Corporation foi a companhia dos Estados Unidos pioneira na indústria de computadores. É referida muitas vezes, dentro da industria como DEC, mas o seu nome oficial foi sempre DIGITAL. Os seus produtos PDP e VAX eram os maispopulares mini-computadores nas comunidades científica e de engenharia nos anos 70 e 80. A DIGITAL foi comprada pela Compaq, que por sua vez se fundiu com a Hewlett-Packard. Em 2006 as suas linhas de produtos ainda são produzidas, agora sob o nome da HP.

Prof. Murilo T. L. Leite – murilo.leite@gmail.com

Em janeiro de 1994, foi emitido a norma que perdura até hoje e que saiu como EIA/TIA 568a, suaversão foi atualizada em 2000. Foi complementada pelas normas 569, 606 e 607. Novas idéias foram introduzidas com essas normas: Os sistemas de cabos deveriam ser integrados. O cabeamento deveria permitir o trafego dos sinais independente do fabricante, da fonte geradora, ou do protocolo transmitido. Este sistema deveria apresentar uma arquitetura aberta e não terem mais seu processamento...
tracking img