Cabeamento estruturado

Páginas: 14 (3285 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014

CABEAMENTO ESTRUTURADO
("Structured Wiring")





BLINDAGEM
Blindagem e Aterramento



















CABEAMENTO ESTRUTURADO












Trabalho de Conclusão de Etapa, para aprovação na disciplina de Cabeamento Estruturadas; da Universidade do Curso Tecnologia em Redes de Computadores.Orientado pelo professor:






Resumo

Trabalho para aperfeiçoamento do conteúdo apresentado na disciplina Cabeamento estruturado, este trabalho fala a respeito das varias formas de aterramento, mostrando seus pontos positivos e normas para melhor desempenho de uma rede ou estrutura elétrica. A norma EIA/TIA 607 define um padrão para o projeto e instalação de sistemas de aterramentodentro e entre edifícios, estipulando como regra básica a necessidade de se ter um único potencial de terra para todos os aterramentos existentes, isto é, termos os diversos aterramentos existentes nos edifícios interligados para evitar diferenças de potencial entre eles.


















Sumário



1 ATERRAMENTO & BLINDAGEM (SHIELD).

Para entender aterramento lembraremosalguns conceitos envolvidos em aterramento e blindagem.
Lembrar que o terra(ground) é um caminho condutor para a corrente entre um circuito elétrico e a Terra. O terra é feito de material com baixa resistência e é quem vai dar uma referência estável às medições de tensão. O aterramento também garante a proteção aos sinais de modo-comum e também proteção em relação a tensões perigosas. Umloop de terra é potencialmente perigoso quando se tem dois ou mais pontos em um sistema elétrico que é aterrado em diferentes pontos.

2 TÉCNICAS DE ATERRAMENTO.

Existem duas Técnicas de aterramento.

2.1 O PRIMEIRO PROCEDIMENTO

No primeiro, todos os equipamentos de medição e do sistema devem ser aterrados com isto tem-se uma referência de tensão. Isto garantirá também que as carcaças,cabines, painéis, bandejas estejam protegidos e não terão nenhum nível indesejável de tensão.
Poderemos usar condutores de cobre para conectar o equipamento ou painel até o terra estável ou até as malhas de terra.

2.2 O SEGUNDO PROCEDIMENTO

O segundo procedimento é para o terra de sinal que é necessário para prover uma referência sólida à medição de sinais com baixos níveis. Esteaterramento deve ser feito separadamente e isolado do terra do sistema, pois poderemos ter correntes circulando entre os dois terras, o que podem criar ruídos com amplitudes superiores em até 100 vezes o sinal original. O ideal é que se possa aterrar somente no final do cabeamento do sinal e com isto não se tem caminho para correntes de retorno, eliminando o loop de terra.

3 LOOP DE TERRA

Um loopde terra ocorre quando existe mais de um caminho de aterramento. O caminho duplo forma o equivalente ao loop de uma antena, que muito eficientemente capta as correntes de interferência. A resistência dos terminais transforma essa corrente em flutuações de voltagem, e por causa disso a referência de terra no sistema deixa de ser estável, e o ruído aparece no sinal.

4 DISTRIBUIÇÃO DOS CABOSDevemos lembrar ainda que o cabo, sua distribuição, são fatores a serem considerados em favor da minimização de ruídos. É recomendado o uso da blindagem que age basicamente como uma gaiola de Faraday e tem sua eficiência maximizada contra ruídos em modo-comum quando é aterrada na fonte de sinal.Além disso, garante a maior proteção à EMI. O maior problema causado pela EMI são as situaçõesesporádicas e que degradam aos poucos os equipamentos e seus componentes. Os mais diversos problemas podem ser gerados pela EMI, por exemplo, em equipamentos eletrônicos, podemos ter falhas na comunicação entre dispositivos de uma rede de equipamentos e/ou computadores, alarmes gerados sem explicação, atuação em relés que não seguem uma lógica e sem haver comando para isto e, queima de componentes e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cabeamento estruturado
  • Cabeamento estruturado
  • Cabeamentos estruturados
  • Cabeamento estruturado
  • Cabeamento estruturado
  • Cabeamento estruturado
  • cabeamento estruturado
  • cabeamento estruturado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!