C04005

4049 palavras 17 páginas
RESGATE HISTÓRICO: ALTERNATIVA NA CONSTRUÇÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
Estefânia Fátima Duarte
Professora da UEMG/FUNEDI
Mestranda em Educação pela UNINCOR

INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa desenvolvida numa turma de doze alunos do 3º período da Educação Infantil (antigo pré-escolar), sobre as possibilidades de construção do Sistema de Numeração Decimal Posicional, a partir do resgate histórico da elaboração de um sistema de numeração pela humanidade e do uso do ábaco vertical.
A pesquisa esteve sob a minha orientação e foi desenvolvida na turma pela professora Soraya M. O. Schmditt. Realizamos diversos encontros em que decidíamos quais as atividades seriam trabalhadas. A professora Soraya aproveitava o momento para expor as atividades já realizadas pelas crianças, seus avanços e dificuldades.
Nossos encontros foram gravados em fita cassete, sendo que a professora fotografou algumas atividades que os alunos realizaram e coletou alguns registros escritos dos mesmos. Esse trabalho desenvolveu-se no período de março a outubro de 2002.

CONSULTANDO AUTORES
Constance Kamii (2001), afirma que a construção do número1 deverá ser o principal objetivo para a aritmética das crianças escolarizadas de 4 a 6 anos, tornando esse assunto de extrema importância para a Educação Infantil.
Para Piaget (apud KAMII, 2001), número é a síntese entre as relações de ordem e inclusão hierárquica elaboradas pela criança ao colocar os objetos em qualquer tipo de relação. Para contar, a criança deve colocar os objetos numa certa ordem, mentalmente, garantindo assim, que não saltará nenhum ou contará um mesmo objeto duas vezes. Ao quantificar objetos ela deverá incluir um em dois, dois em três, etc. Portanto, só quantifica numericamente se puder colocar os objetos numa relação de ordem e inclusão hierárquica ao mesmo tempo.
A criança constrói o número ao colocar todos os tipos de objetos em todos os tipos de relações. Portanto, a criança ao contar uma

Relacionados

  • diao
    11499 palavras | 46 páginas