Business intelligence

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL
BUSINESS INTELLIGENCE

RESUMO
A grande competitividade no mercado empresarial exige que as organizações tomem decisões rápidas e eficientes pautadas em um grande volume de dados gerados por diversas fontes, tais como: atividades operacionais, clientes e ambiente econômico. Dispor da informação correta no menor tempo possível é o grande diferencial para asempresas que querem se manter na dianteira no mundo dos negócios. É o que lhes permite decidir com agilidade, corrigir rumos, adequar-se às oscilações do mercado e antecipar-se às necessidades dos clientes. Neste Cenário a Business Intelligence surge como uma valiosa ferramenta de apoio aos gestores na tomada de decisões. Ela consiste em uma vasta categoria de tecnologias de programas utilizados paraextrair, armazenar, analisar e transformar uma massa de dados em informação gerencial. Apesar de possuir um custo de implementação elevado, um sistema de Business Intelligence pode trazer grandes benefícios para as organizações, e por isso muitos empresários vem apostando na utilização desta ferramenta estratégica, como uma grande aliada para alcançar o sucesso em seus negócios.
Palavras-chave:Negócios; Inteligência; Gerência.

1 INTRODUÇÃO

A Expressão “Business Intelligence” surgiu no final da década de 80, ela foi criada por Howard Dresner, analista do Gartner Group. Na época, Dresser estava em busca de um termo que definisse, da melhor forma, as ferramentas que possibilitavam o acesso às informações quantitativas e análises das mesmas por uma grande variedade de usuários.Segundo Horward Dresner, hoje o conceito de BI tornou-se um pouco diferente do que se pretendia inicialmente, pois sempre se falava de como entregar informações para os usuários sem que fosse necessário ser um especialista em pesquisa operacional. No princípio, algumas companhias tentaram tornar o termo mais abrangente, incluindo conteúdo não-estruturado. Mas está claro que informações estruturadastrazem muito mais valor para o negócio (Eden, 2006). O BI está no meio, os dados estruturados estão em uma ponta e os usuários estão na outra.

Atualmente, vem aumentando consideravelmente a procura por ferramentas de BI para atender a demanda em gerenciar o aumento da massa de informações, busca e recuperação de dados, itens que impactam diretamente no processo de tomada de decisão. A evoluçãodo BI é promissora, o crescimento desta tecnologia inovadora em plataformas consolidadas, pode promover futuramente sua disponibilidade em qualquer lugar, podendo estar, por exemplo, presente em dispositivos móveis.

Apesar de todo cenário deslumbrante que o conceito do BI desenha, as empresas ainda tem muito cuidado com projetos de longo prazo, alto investimento e capital humano utilizado,criando barreiras no processo de crescimento da ferramenta. Segundo Alexandre Alcântara, é preciso cuidar do equilíbrio entre os investimentos empregados (normalmente altos) e os resultados obtidos. Além disto, a estratégia de implementação deve estar alinhada com os objetivos organizacionais.


2 BUSINESS INTELLIGENCE
2.1 Conceito:
O termo Business Intelligence (BI), pode ser traduzidocomo inteligência de negócios ou inteligência empresarial, consiste no processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações referentes à gestão de negócios. É formada por um conjunto de produtos e serviços que permitem ao usuário final acessar e analisar, de maneira rápida e fácil, dados importantes sobre os processos da organização. Esta ferramentaestratégica tem como principal finalidade apoiar os gestores na tomada de decisões.
2.2 Arquitetura Básica de um Sistema de BI
Podemos encontrar diversos modelos de arquiteturas de sistemas de BI, projetados de acordo com os interesses de cada empresa. Os autores Pereira e Lubk (2009), conseguiram elaborar um diagrama que respeita os conceitos defendidos pelos principais escritores da área e que...
tracking img