BUSCA DE ENTEROPARASITAS EM HORTALIÇAS

1627 palavras 7 páginas
PREVALÊNCIA DE Gardnerella vaginalis EM EXAMES PAPANICOLAU REALIZADOS NA UNIDADE DE SAÚDE DE VIRGINÓPOLIS-MG1

Christina Coelho Nunes2, Rejane Balmant3
Curso de Pós-graduação em Análises Clínicas, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais/ UnilesteMG, 35170-000 Ipatinga –MG, Brasil

RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo verificar a prevalência de Gardnerella vaginalis em mulheres que realizam o exame papanicolau na Unidade Básica de Saúde do Município de Virginópolis. As pacientes participantes das pesquisas tiveram os resultados contabilizados através da análises sigilosa do prontuário.

Palavras-chave: Gardnerella vaginalis.Exame papanicolau

This study aimed to determine the prevalence of Gardnerella vaginalis in women who perform Pap smears in the Basic Health Unit of the Municipality of Virginópolis-MG. The patients participating in research results were accounted for by analysis of medical records confidential.

Key words:

INTRODUÇÃO

A secreção vaginal é uma resposta fisiológica do organismo feminino e quando não existe processo patológico envolvido, apresenta-se de cor clara ou branca, sendo composta por líquidos servicais,variando na quantidade e aspecto, dependendo do ciclo menstrual. O Lactobayllus sp é a espécie bacteriana predominante no meio vaginal, determinando o pH ácido(3,8 a 4,5), o que inibe o crescimento de várias bactérias,principalmente nocivas a mucosa vaginal. Além disso, o fluido vaginal tem atividade seletiva antimicrobiana contra espécies bacterianas não resistentes (Carvalho, 2005; Zimermmann et al .,2008)
As vulvovaginites podem ser definidas como infecções que acometem as paredes vaginais causando alterações do ph local, prurido e algumas vezes secreção, tendo como agentes etiológicos mais freqüentes Gardnerella vaginalis e Candida sp. Os processos causados por G.vaginalis e Mobilincus sp são também conhecidas como vaginoses e os causados por T.vaginalis e Candida sp são conhecidos como vaginites(Oliveira et al.

Relacionados