Burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução……………………………………Pág. 3

O Estudo desenvolvido por Max Weber………...Pág. 4

Origens da Teoria da Burocracia……………...Pág. 5

Bases da Teoria da Burocracia………………..Pág. 6

Características da Burocracia…………………Pág. 6

Vantagens e Dilemas da Teoria da Burocracia..Pág. 7

Conclusão: Críticas àBurocracia………………Pág. 9

Caso prático…………………………………..Pág.10

Bibliografia…………………………………..Pág. 11

Introdução

O presente trabalho foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Teoria Das Organizações, do 1.º ano de Comunicação Organizacional, leccionada pela Prof. Cláudia Andrade.

Ao longo deste trabalho vai ser exposta a Teoria Burocrática, introduzidanas empresas nos anos 40, com base em estudos feitos à obra de Max Weber (1864-1920).

Para além disso ficaremos a conhecer o conjunto de características básicas da Teoria Burocrática, também segundo Weber, bem como as suas vantagens e desvantagens (críticas).

O Estudo desenvolvido por Max Weber

O estudo desenvolvido por Weber tinha um foco sociológico eorientava-se pelas ideias e princípios proposto por Taylor. Então, Max W. procurou estudar a organização como parte de um contexto social, influenciado pelas mudanças sociais, económicas e religiosas da época, com o objectivo de identificar características comuns que permitissem a tipologização.

Ele achava que uma empresa era um sistema de actividade contínua com um fim de uma determinadaespécie, ao invés da associação empresarial, considerada por Weber uma sociedade caracterizada por um quadro administrativo cuja actividade se orienta contínua e exclusivamente para alcançar os fins da organização.

Os resultados por ele obtidos estão representados no Quadro 1.

Quadro 1: Tipologia de sociedade, segundo Weber.

Weber entendia a “autoridade” de maneira diferente que compreendiao “poder”. Segundo ele, “poder implica ter potencial para exercer influência sobre as outras pessoas”, enquanto que “autoridade significa a probabilidade de que um comando ou ordem específica seja obedecido. Observe-se, então, o Quadro 2.

Tipologia de autoridade e as suas características, segundo Weber.

Origens da Teoria da Burocracia

A burocracia éuma forma de organização humana que se baseia na adaptação dos meios aos fins pretendidos, com o objectivo de caucionar a máxima eficiência possível no alcance desses mesmos fins.

O sociólogo alemão, Max Weber (1864-1920), afirma que o moderno sistema de produção, altamente racional e capitalista, teve origem no seu principal livro para o propósito deste estudo: “A Ética Protestante e oEspírito de Capitalismo”, onde segundo a “ética protestante”: o trabalho árduo e o ascetismo proporcionam a poupança e a reaplicação das rendas excedentes, em vez do seu gasto para o consumo.

Para Weber, o capitalismo, a organização burocrática e a ciência moderna constituem três formas de racionalidade que surgiram a partir dessas mudanças religiosas ocorridas inicialmente em paísesprotestantes.

Bases da Teoria da Burocracia

O conceito da Teoria Burocrática é a autoridade legal. Os trabalhadores aceitam as ordens dos seus superiores, porque já há um conjunto de normas pré-estabelecidas. Assim o trabalhador comporta-se de uma certa forma já estabelecida, nunca pondo as suas emoções no desempenho do seu trabalho. A posição dos funcionários é assim defenida por regras jáescritas, que delineiam os seus direitos e deveres no seu posto de trabalho e os métodos de recrutamento e selecção.
A burocracia baseia-se no alcance de fins pretendidos, de modo a garantir uma máxima eficiência no alcance desses objectivos. É a organização típica das grandes empresas hoje em dia, havendo assim relações de hierarquia que passam a constituir esquemas de autoridade legal.
Weber...
tracking img