Burocracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BUROCRACIA
Conceito:
Sistema organizacional com base na adequação dos meios aos fins pretendidos, para garantir a eficiência no alcançe dos objetivos a longo prazo, separando o pessoal do privado.
Justificativa para o seu surgimento:
Devido ao desenvolvimento da economia as tarefas administrativas tenderam ao aperfeiçoamento e a necessidade da produção em massa. Nas grandes empresas haviauma imensa necessidade de se obter um controle maior e a previbilidade de seu funcionamento para se atingir os objetivos. Entre as soluções engenhosas para fazer frente a necessidade de se controlar bens e pessoas, diante de uma possível crise de controle, Max Weber identificou a burocracia.
Com efeito, a organização burocrática se revela justamente quando e onde a atividade coletiva requer umacoordenação múltipla, objetivando metas explícitas e impessoais.
Importância da Burocracia:
Facilitar o controle do trabalhador, pois como ele recebeu treinamento, conhece todas as regras e informações necessárias para desempenhar sua função, ele conseguirá atingir os objetivos esperado pela empresa.
Tendências Atuais:
Apesar do termo Burocracia hoje ser usado de forma pejorativa, para designar aineficiência, morosidade dos serviços privados e principalmente públicos, ela é importante pois garante o controle dos serviços, a ética, a formalização dos direitos e deveres, evita o clientelismo, se houver a obediência ao seus princípios.




CONCEITO:
[...] um sistema que busca organizar, de forma estável e duradoura, a cooperação de um grande número de indivíduos, cada qual detendo umafunção especializada. Separa-se a esfera pessoal, privada e familiar da esfera do trabalho, visto como esfera pública de atuação do indivíduo.
(MOTTA e VASCONCELOS, 2002, p. 139).
www.firb.br/interatividade/edição3/final3/gerraldino.htm
(STONER; FREEMAN, 1999; MAXIMINIANO, 2000)

BUROCRACIA DENTRO DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:
Weber propôs a burocracia como sinônimo de organização eficiente porexcelência. A marcha acelerada na industrialização e no comércio, juntamente com o crescimento da população e dos meios de transporte e de comunicação, demandaram o aperfeiçoamento dos meios de controle dos bens e das pessoas reunidas nesta grande construção social dos tempos modernos. A teoria estatística e os instrumentos para sua materialização eram moldados, para fazer face a nova organizaçãosócio-econômica imposta à Sociedade, com toda sua exigência de tratamento de grandes volumes de dados.
Entre as soluções engenhosas para fazer frente a necessidade de se controlar bens e pessoas, diante de uma possível crise de controle, Max Weber identificou a burocracia. Uma espécie de tecnologia que não era nenhuma novidade no século XIX, tendo mesmo alcançado um alto nível de sofisticação emalguns grandes impérios da Antigüidade, como o Império Romano.
Com efeito, a organização burocrática se revela justamente quando e onde a atividade coletiva requer uma coordenação múltipla, objetivando metas explícitas e impessoais. A burocracia serviu como um artificio de controle de qualquer sistema social de grande porte, no campo institucional e cultural desde a emergência das grandescomunidades humanas.

Para conseguir eficiência, a burocracia mostra nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. O tipo ideal de burocracia se tratava se um sistema racional, um instrumental que procura organizar de forma estável (invariável) e duradoura (constante) a cooperação humana (equipe de trabalho) para o atingimento de objetivos explícitos e formalizados.
Muitas empresaseuropéias, no século XIX, eram gerenciadas de uma forma “pessoal e familiar”, na qual os empregados tinham total lealdade a uma pessoa individualmente, em vez da organização ou sua missão. A decorrência disfuncional desse exercício gerencial era que os recursos eram empregados para realizar anseios individuais, em vez dos objetivos da organização. Os empregados, de fato, possuíam a organização e...
tracking img