Burke

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
(QUESTÃO 1) Como Burke compreendia os papéis dos representantes e dos partidos políticos?
R.: Burke compreendia que os representantes da Câmara dos Deputados representam o povo, a população, e não aunidade da Federação pela qual se elegeram, uma vez que cumpre aos membros do Parlamento a competência constitucional de representação dos entes federados, atua com visão estratégica voltada para obem comum e o interesse nacional, e não para questões particulares, locais ou regionais apenas. E partido político para Burke era “um grupo de homens unidos para a promoção, através de seu esforçoconjunto, do interesse nacional, com base em algum princípio determinado com o qual todos concordam".

(Questão 2) Qual aspecto da Revolução Francesa mais desagradava o autor?
R.: Burke por ter sidosempre um defensor do Parlamento e da limitação do poder político. Burke criticou a Revolução Francesa por ela querer instaurar um novo absolutismo, ainda mais ilimitado que o anterior. Burke previu quea Revolução Francesa acabaria na perdição, terror, morte e ditadura.

(QUESTÃO 3) Quais as funções do preconceito no pensamento do autor?
R.: O ponto de Burke é mostrar que sem preconceitos, istoé, sem o respeito aos conceitos prévios que marcam e definem a experiência social de um povo, não é possível, nem desejável, instaurar uma nova ordem das coisas.
Não é possível conhecer os homensfora da história de cada povo: os humanos são seres socialmente marcados e historicamente construídos. Seres que só existem a partir dos preconceitos de cada povo, isto é, da experiência acumulada porum determinado corpo social e civil. Os homens concretos, inseridos num meio social específico, são seres recheados por crenças e costumes que guiam a maior parte de seus atos.
Para Burke opreconceito é o que torna a razão ativa, orientando-a no terreno em que ela pode se debruçar e dando os parâmetros a partir dos quais ela pode evoluir. Sem o preconceito, há apenas a anarquia de uma razão...
tracking img