Bullyngf no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1805 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Prática de Bullying no Brasil
O bullying é um termo em inglês que descreve violência física ou psicológica, que tem como fundamente agredir preconceituosamente alguém sem motivos. As vítimas de bullying geralmente são pessoas muito acima do peso, ou muito abaixo, pessoas muito altas, muito baixas, enfim, pessoas que de alguma forma são vistas com algum tipo de defeito por agressores. Obullying é um caso que vem preocupando muitos pais, devido ao fato de que a maioria dos agressores e das vítimas do bullying serem estudantes, com idade entre 12 e 16 anos. Isso não impede de que podemos achar casos onde os agressores são pessoas mais velhas, entretanto, de modo geral as crianças e adolescentes são o foco do problema. Foram constatados casos de crianças serem isoladas de seu grupo sociale entrarem em depressão a ponto de pensarem em suicídio, por não suporem mais serem vítimas de bullying.
O bullying tem diversas faces, ou seja, maneiras de ser cometido. Qualquer pessoa pode cometer e sofre-lo de modo simples, basta que o agressor procure um motivo. Insultar a vítima alegando que ela não serve para nada, agressões físicas, agressões psicológicas, espalhar rumores negativossobre a vítima, invadir o espaço da vítima com intenção de machuca-la fisicamente e moralmente, provocar o isolamento social, ameaças, fazer a vítima passar vergonha em público. Uma prática comum e considerada saudável por muitos agressores, são os apelidos colocados em pessoas, que se tornam vítimas a partir daí, poucos sabem que um apelido mal colocado ou mal aceito por quem recebe por serconsiderado crime dependendo da gravidade ocasional. Alguns locais são característicos e comuns na pratica de bullying, escolas, locais de trabalho, política, vizinhança, uns em maior quantidade, outros em menor, mas ainda sim todos contém a prática exercida no cotidiano.
A legislação brasileira anda tomando medidas cabíveis para punição de quem pratica esse tipo de agressão. Os praticantes de bullyingconfiguram os atos ilícitos, porque desrespeitam os princípios constitucionais e o Código Civíl. No Rio de Janeiro uma lei institui a obrigatoriedade de escolas publicas e particulares notificarem casos de bullying a polícia ou outros superiores, caso a instituição de ensino não cumpra conforme a lei é cobrada uma multa de 20 salários mínimos, cerca de R$10.200,00.
Uma pesquisa do IBGE afirma quemais de 30% dos estudantes brasileiros já sofreram bullying, sendo a maior proporção escolas privadas (35,9%), em seguida as escolas públicas (29,5), tendo como maioria estudantes do sexo masculino. Em 2009 o próprio IBGE, constatou as capitais de Brasília e Belo Horizonte como as capitais com maior índice de bullying do Brasil, os alunos alegam agressões deste tipo no decorrer dos últimos 30 anos.Tratando com mais delicadeza o assunto, os estados brasileiros aumentam a gravidade das medidas a serem tomadas, para que assim possam diminuir e controlar com mais cautela os casos que se elevam a cada momento. Para muitas famílias a escassez do bullying seria um alívio de preocupações.
Bullyng Escolar: O Outro Lado da Escola
É comum encontrar entre os adultos uma quantidade considerável quetráz consigo as marcas dos traumas que adquiriram nos bancos escolares. São seqüelas que se evidenciam pelos prejuízos em aspectos essenciais à realização na vida, como dificuldades de lidar com perdas, relações afetivas, familiares e sociais, ou no desempenho profissional. Essas pessoas foram submetidas às diversas formas de maus-tratos psicológicos, verbais, físicos, morais, sexuais e materiais,através de zoações, apelidos pejorativos, difamações, ameaças, perseguições, exclusões. Brincadeiras próprias da idade? Não. Esses atos agressivos, intencionais e repetitivos, que ocorrem sem motivação evidente, em desigualdade de poder, caracterizam o bullying escolar.
O bullying tem sido ao longo do tempo, motivo de traumas e sofrimentos para muitos, sendo ignorado pela maioria das pessoas,...
tracking img