Bullng escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BULLYING NAS ESCOLAS E SUA RELAÇÃO COM O DIREITO



ROSINEIDE PEREIRA DE ARAUJO


RESUMO

O presente trabalho tem como principal objetivo a análise da incidência do Bullying nas escolas, visando avaliar a ligação entre a ocorrência dessa pratica e o método adotado pelos alunos, professores e familiares no combate, prevenção e tratamento dos casos concretos. Ele tem como objetivoprincipal verificar como os alunos analisam as situações de conflitos existentes. Saber como os alunos são preparados para lidar com questões psicológicas atreladas aos fatores oriundos do Bullying, verificar aspectos emocionais dos alunos e a relação educacional aluno-escola. Para tanto, foram entrevistadas 96 alunos da “Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Alves Mendes. Através deum questionário realizado com alunos da 5ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de faixa etária entre 10 e 35 anos. Como resultado, se verificou que os alunos apontam para a falta de preparo dos professores e demais funcionários da escola diante de uma situação de Bullying. A maioria dos entrevistados alegaram já ter sofrido algum tipo de Bullying no âmbito escolar e a maioria nãoprocurou ajuda para solucionar o problema.


PALAVRAS-CHAVE: Bullying. Escola. Direito. Dignidade.















1 INTRODUÇÃO

O termo “Bullying” de origem inglesa é utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidas, praticadas por indivíduos caracterizados como Bully ou por um grupo deles.
O Bullying é algo ainda pouco divulgado eestudado no Brasil, é quase totalmente desconhecido pela comunidade jurídica e equipes de atendimento, há muito pouco tempo é que esse tema passou a ser ouvido e discutido pela mídia.
Em nossa cidade a situação é ainda pior, pois, pouco se fala e se sabe sobre esta prática, embora o Bullying começa a ganhar espaço em estudos e pesquisas desenvolvidas por especialistas, pedagogos e psicólogos quelidam com a educação em todo o mundo
O Bullying é algo cada vez mais presente na vida de crianças e adolescentes, e que a influencia desse mal vem causando grandes transtornos psicológicos em jovens em todo o mundo, e esses jovens psicologicamente alterados são protagonistas de tragédias como a ocorrido no Rio de Janeiro no dia 07 de abril de 2011.
O Bullying é o sentimento de vingança,agressividade e autodestruição, daí a importância de diagnosticar e coibir esta prática dentro das escolas.
O objetivo deste artigo é o de levantar dados para explicitar os problemas existentes e assim, comover educadores, famílias e sociedade em geral para existência do Bullying, seus vários aspectos e conseqüências, sendo elas psicológicas, pedagógicas ou jurídicas.
Busca-se despertar a sociedade ea escola para o reconhecimento do direito de toda criança e adolescente de desfrutar de um ambiente escolar seguro e solidário, no qual possa exercitar a convivência com as diferenças, para que deste modo, possa formar cidadãos conscientes e humanos.


2. CARACTERIZAÇAO DE BULLYNG

Contemporaneamente muito tem se ouvido falar do Bullying na mídia, o que se mostra interessante é que, emboraa mídia esteja dando enfoques no tema, verifica-se que ainda há muito desconhecimento do tema em nosso cotidiano.
Antes de adentrarmos nos questionamentos levantados através da pesquisa de campo se faz necessária uma breve explanação sobre o tema Bullying trazendo sua definição.
O conhecimento da existência do fenômeno do Bullying sem nenhum tipo de intervenção, alerta Cubas (2006, p.184), “trazsérias consequências, pois favorece comportamentos anti-sociais e de não aceitação ou quebra de regras que podem se estender para a vida adulta”. Para a autora, as conseqüências negativas irão ter consequências psicossociais tanto para “vítimas” quanto para “agressores”. Portanto, a extensão do bullying ultrapassa os muros escolares (BOTH, STIVAL, RADUENZ, 2009).
O Bullying tornou-se um...
tracking img