Bulimia na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Bulimia
A Bulimia Nervosa, conhecida há menos tempo, começou a despertar o interesse dos pesquisadores quando foi descrita por Russel no final da década de 1970, como uma forma sinistra da anorexia nervosa. Atualmente, a bulimia nervosa é considerada uma enfermidade distinta da anorexia nervosa, embora apresente o mesmo quadro psicopatológico.
Etimologicamente o termo bulimia provém dogrego. Bulimia, “fome devoradora”, em português significa apetite exagerado ou ainda, curiosamente, segundo o dicionário da língua portuguesa, fome canina. A bulimia é uma doença muito grave, é quando alguém ingere uma grande quantidade de alimento mesmo sem fome nenhuma, acaba comendo demais, e depois, se sentindo culpado tenta se livrar do excesso de comida ingerida através de vômitos forçados.A doença é muito séria, e atinge principalmente mulheres.
O aparecimento dessa doença acontece de uma forma pouco justificável, é algo gradual que costuma ser associado ao comportamento da pessoa. À medida que os vômitos começam a ser provocado com freqüência, o organismo vai sentindo o impacto disso e passa a apresentar sinais de desidratação. A bulimia também provoca caries, problemascardíacos, feridas na garganta e no estômago.
As causas da doença
Com a cobrança por ter sempre um corpo perfeito, algumas garotas desenvolvem um distúrbio psicológico, que as fazem renegar a comida, mas como não conseguem acabam comendo desesperadamente, e depois se sentem muito mal, e acabamforçando o vômito. Essa ação cometida repetidas vezes pode gerar outra serie de doenças. Os bulímicos manifestam insatisfação com o seu próprio corpo e desejos de serem mais magros. Habitualmente tem um peso normal (ou ligeiramente acima ou abaixo do peso normal), mas acham-se gordos, especialmente em determinadas partes do corpo.
A criança é capaz de ingerir grandes quantidades de comida em poucotempo, em seguida, utiliza alguns métodos compensatórios para se livrar do que ingeriu, evitando o aumento de peso. São esses meios:
- Vômito auto – induzido
- Jejum
- Uso de laxantes
- Uso de diuréticos
- Prática excessiva de exercícios físicos.
Ao vomitar, além da comida ingerida, perdem-se também muitos sucos digestivos, que podem acarretar desequilíbrio no balanço dos eletrólitos nosangue, afetando o coração. As causas da doença podem ser várias como: fatores psicológicos (baixa auto-estima), familiares (conflito de identidade), culturais (valorização da aparência física).
Estudos apontam que ocorrem de 9 a 26 casos de anorexia por 100 mil habitantes em meninas de 10 a 14 anos.
As crianças começam a aprender conceitos como “atraente” e “não é atraente” por volta dos 4 ou 5 anos.Mas é conforme se aproximam da puberdade que acabam sendo mais expostas a padrões de beleza, meninas de 8 a 11 anos se comparam às modelos e outros símbolos venerados pela mídia. Em meninos é mais comum ter uma preocupação com o formato corporal em ser forte.

Entretanto, existe uma dificuldade em se obter esses dados, pois é normal as crianças se esconderem, não entendendo seu comportamentocomo doença, pela vergonha dos pais, familiares e escola, assim não percebem os comportamentos inadequados da criança.

Sintomas

Pessoas com suspeitas de bulimia costumam comer e se “livrar” do que comeram escondidas, o que dificulta ao médico ou a família descobrir o problema. Outro fator que dificulta a detecção da doença é o fato da criança não apresentar grande variação ou perda de pesocomo acontece nos casos de anorexia. Por isso muitas vezes a família só descobre a doença quando surgem complicações como:
* - Sensação de debilidade
* - Enjôos
* - Dor de cabeça
* - Inchaço da cara (por o aumento das glândulas salivares e parótidas)
* - Erosão do esmalte dental (pelos vômitos)
* - Queda de cabelo
* - Medo de engordar
* - Alimentação compulsiva...
tracking img