Cipa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6777 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As organizações têm hoje grande preocupação em se adequar e aos seus procedimentos a políticas de segurança e saúde ocupacional com a clara intenção de proteger e assegurar a integridade física e mental de seus colaboradores e terceiros que trabalham em suas dependências, assim como as comunidades circunvizinhas.
A implantação de um Sistema de Gestão da área de Saúde e Segurança do trabalho devepossuir políticas e princípios estruturados de forma a agir preventivamente, identificando, controlando e medindo as condições de trabalho, os riscos de acidentes e de doenças ocupacionais relativas às atividades desenvolvidas na organização.
As diretrizes apontadas pelas empresas se referem às exigências normativas e estão consoantes com o ciclo do PDCA (plan-do-chek-act), uma ferramenta quereflete o compromisso com a filosofia da melhoria contínua, facilita a integração aos outros sistemas de gestão e equalizar eventuais diferenças geográficas, sócio-culturais e porte da organização.
O sistema de Gestão deve ainda se preocupar com a mudança de cultura, base para o sucesso da sua implantação, adequar-se às legislações vigentes e avaliar o desempenho da organização perante o clienteououtros co-participantes da cadeia de valores.
As organizações, quando se posicionam a favor da implantação de um Sistema de gestão para proteção da integridade dotrabalhador, também estãodemonstrando interesse em ser bem avaliadas pelos terceiros e ter confiabilidade de seus processos aumentada oucomprovada.
Neste contexto o sistema de gestão deve lhe garantir significativas melhorias nascondições e ambiente de trabalho, compromisso com a continuidade e sustentabilidade dosistema, redução de custos com indenizações, seguros, prejuízos de acidentes de trabalho, faltas de funcionários e benefícios econômicos demonstrativos ao acionista.
O sistema de Gestão deve ter, conforme prerrogativas da norma OHSAS 18000, preocupação e comprimento expresso com a proteção dotrabalhador, com as leis eregulamentos vigentes e com o processo de melhorias continua.
Contudo essa especificação é aplicável a qualquer organização que deseja estabelecer um Sistema de Gestão em Segurança e Saúde Ocupacional para eliminar oureduzir os riscos aos empregos e outras interessada que possam estar expostos durante a execução de suas atividades.
O estudo deste artigocientifico baseia-se no modelo paraimplantação e/ou gerenciamento de Sistema de Gestão em Segurança e Saúde Ocupacional da OHSAS 18000 – Occoupational Health and Safety Assessment Series, aplicável a qualquer tipo de organização independente de seu porte, contudo ficando sempre as empresas de construçãocivil.

2 ESTRUTURA DA SEGURANÇA DOTRABALHO NAS ORGANIZAÇÕES

    Ao se tratar da segurança e saúde dotrabalho nas organizações, aprimeira lembrança passa pelo setor responsável pelas atividades prevencionistas, chamado SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina doTrabalho, que segundo a NR 4 doMinistério doTrabalho, possui "a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho". A existência ou não deste setor é vinculada à graduação de risco da atividadeprincipal da empresa e aonúmero total de empregados que trabalhem no estabelecimento, sendo este entendido como "cada uma das unidades da empresa, funcionando em lugares diferentes, tais como: fábrica, refinaria usina, escritório, oficina e depósito.
Este setor deve ser formado por profissionais com formação na área, devendo a empresa exigir no ato da contratação a qualificação necessária para ainvestidura no cargo. Os profissionais que formam este serviço são os seguintes: Engenheiro de Segurança doTrabalho, Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico de Enfermagem doTrabalho, Auxiliar de Enfermagem doTrabalho e oTécnico de Segurança doTrabalho.
As competências do SESMT nas organizações, conforme a NR 4, estão baseadas nas aplicações e conhecimentos sobre prevenção de acidentes...
tracking img