Bsc - balance scored card

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE MORAES JUNIOR - MACKENZIE RIO
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO











BALANCED SCORECARD
(BSC)












EDSON PRUDÊNCIO LUIZ
FERNANDO DE JESUS COLAÇO
JULIANA CRISTINE ALVES DO NASCIMENTO
LUDMILA CHAVES ROCHA
ODAIR FERREIRA DA SILVA












RIO DE JANEIRO
2011
EDSON PRUDÊNCIO LUIZ
FERNANDO DE JESUS COLAÇO
JULIANA CRISTINE ALVES DONASCIMENTO
LUDMILA CHAVES ROCHA
ODAIR FERREIRA DA SILVA











BALANCED SCORECARD
(BSC)










Trabalho apresentado em cumprimento à disciplina TGA do curso de Administração da Faculdade Moraes Junior Mackenzie Rio como requisito para aprovação.
Professor Alessandro Paiva





RIO DEJANEIRO
2011
EPÍGRAFE







































“O que não é medido não é gerenciado.”




RESUMO



Desenvolvido por David Norton e Robert Kaplan, o Balanced Scorecard (BSC) é um sistema de avaliação de desempenho empresarial que tem como principal característica não utilizar apenas indicadores financeiros, pois, analisandosomente a área financeira não se pode mensurar as reais necessidades e capacidades efetivas de outras áreas para uma tomada de decisão assertiva.

O Balanced Scorecard (BSC) continua enfatizando a busca do objetivo financeiro, ele porém não se utiliza unicamente desta ferramenta, trabalhando com medições do desempenho organizacional sob quatro aspectos:

• Financeiro
• Do cliente
•Dos processos internos da empresa
• Do aprendizado e crescimento


Utilizando o Balanced Scorecard (BSC), a empresa consegue ter além da visão financeira, o acompanhamento da construção de capacidades e aquisição de ativos intangíveis indispensáveis para o desenvolvimento e crescimento.

Segundo Kaplan e Norton (1997, p. 25). “O Balanced Scorecard (BSC) reflete o equilíbrio entreobjetivos de curto e longo prazo, entre medidas financeiras e não financeiras, entre indicadores de tendências e ocorrências”.
Podemos observar também que nas perspectivas interna e externa de desempenho o BSC trabalha com um conjunto de fatores que servem de base para o sistema de medição e gestão estratégica podendo assim avaliar o desempenho organizacional mensurando de maneiraequilibrada sob as quatro perspectivas.






SUMÁRIO


RESUMO 4

INTRODUÇÃO 6

CONCEITO 7

DESENVOLVIMENTO 8

A Era da Informação 8

Contabilidade Tradicional 9

Visão e Estratégia 9

PERSPECTIVAS BÁSICAS DO BALANCED SCORECARD 10

Perspectiva Financeira 10

Perspectiva dos Clientes 10

Perspectiva dos Processos Internos 11

Perspectiva do Aprendizado eCrescimento 11

CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

ANEXOS 15

Anexo 1 – Perspectivas do Balanced Scorecard 15

Anexo 2 – Tradução da Estratégia em Termos Operacionais 16

Anexo 3 – O Balanced Scorecard como Estrutura para Ação Estratégica 17














INTRODUÇÃO


Antes de falar sobre o Balance Scorecard (BSC) vamos citar os acontecimentos que levaramDavid Norton e Robert Kaplan a criarem esta ferramenta inicialmente como um modelo de avaliação e desempenho empresarial. A utilização deste modelo de avaliação em diversas empresas proporcionou o desenvolvimento para o que conhecemos hoje como uma metodologia bem sucedida de gestão estratégica.

No período da era industrial, de 1850 até cerca de 1980 diversas empresas desenvolveram sistemas decontroles financeiros utilizados para medir o sucesso das empresas que tinham como base apenas os resultados financeiros, ou seja, as empresas que conseguiam incorporar novas tecnologias aos ativos físicos permitiam uma produção em massa mais eficiente e produtos padronizados. Neste período conhecido por nós como a era industrial, foram desenvolvidos por grandes empresas métodos ou sistemas de...
tracking img