Bruxaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 200 (49929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade de Brasília Instituto de Ciências Humanas Departamento de História Programa de Pós-Graduação em História

Os Bruxos do Século XX: Neopaganismo e Invenção de Tradições na Inglaterra do Pós-Guerras

Janluis Duarte

Brasília 2008

Janluis Duarte

Os Bruxos do Século XX: Neopaganismo e Invenção de Tradições na Inglaterra do Pós-Guerras

Dissertação apresentada ao Programa dePós-Graduação em História da Universidade de Brasília, como requisito à obtenção do título de Mestre em História. Área de concentração: História Social. Orientador: Prof. Dr. Vicente Dobroruka

Brasília 2008

“Antes de conversar sobre coisas sagradas, preparamo-nos por meio de oferendas. Um encherá o cachimbo e passará a outro que o acenderá, oferecendo-o à terra e ao céu... depois fumarãojuntos... Só então estarão prontos para conversar”. Mato-Kuwapi, ou Caçado pelos Ursos, um Sioux Santee-Yanktonai.

Dedicatória

Haveria, sem dúvida, muitas pessoas a quem eu poderia - e deveria - dedicar este trabalho. Minha mãe, Jany, a quem eu devo a dádiva da leitura e a bênção de ter me tornado um professor. Meus avós, Manoel, Isabel e Laura, cujo carinho e dedicação me deram forças paraenfrentar os momentos mais difíceis. Ao querido professor Geraldo Barnabé Antunes, cuja presença tão breve foi tão significativa. Todos eles, no entanto, já se encontram além da necessidade real de minhas dedicatórias. Dedico, portanto, este texto a quem desenvolveu em mim não apenas o gosto pelo insólito, pelo intangível, pelo que ainda havia de ser comprovado e pesquisado, mas que também me deua força e a motivação, ainda que de forma indireta, para que eu prosseguisse em minhas pesquisas: meu pai. Apenas me permito corrigi-lo em um ponto: não sou mais que o dedicado verdureiro ou o disciplinado oficial da Aeronáutica. Sou o resultado imediato dos ensinamentos que vocês me legaram. Quem sabe possamos, um dia, todas essas pessoas que citei, sentarmo-nos em algum lugar de um possívelparaíso neopagão (como tantos outros paraísos possíveis), num “País do Verão”, e acendermos um cachimbo, enquanto falamos de coisas sagradas?

Agradecimentos

Agradeço sobretudo aos meus filhos, pelo tempo que lhes roubei ao longo da elaboração deste trabalho. À minha querida Ana, pela paciência de ler meus rascunhos e emitir sempre sua opinião ponderada quando minhas elucubrações iam além do quese esperava que alguém compreendesse. À amiga Lílian, pelo incentivo incondicional. Agradeço de forma enfática ao meu orientador, Prof. Dr. Vicente Dobroruka, pela confiança extrema que sempre me fez encontrar forças para acreditar no meu trabalho. “Orientar”, caro amigo, não significa “indicar o caminho”, mas sim permitir que os caminhos possíveis sejam plenamente explorados. Agradeço ainda aosprofessores que me deram apoio para que eu desenvolvesse minha pesquisa em um tema nãoconvencional: Dr. Estevão Martins, Dra. Eleonora Ziccari e Dra. Cléria Botelho. Por fim, agradeço a inestimável contribuição dos bruxos, em especial de Melissa Seims, Janet Farrar e Gavin Bones, sem a qual este trabalho pertenceria apenas ao campo das especulações.

Resumo

Este trabalho enfoca o surgimentode uma religião: a moderna bruxaria neopagã, ou Wicca, a partir da obra do funcionário aposentado da Coroa Britânica, Gerald Brosseau Gardner, em meados do século XX. Baseada em crenças e idéias já bastante difundidas desde fins do século anterior, mas restritas a uma parcela específica da sociedade inglesa - entre as quais se incluem as teorias antropológicas de Sir James Frazer e de MargaretMurray poucos anos após a sua divulgação a doutrina de Gardner alcançou imensa popularidade, sendo hoje contada entre as religiões com maior número de adeptos. Além disso, causou a ressignificação não apenas do movimento neopagão, cujo cunho nacionalista ou literário é abandonado em prol do caráter religioso, como da própria figura da bruxa. O que buscamos traçar, portanto, foram não apenas as...
tracking img