Bronquiolite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRONQUIOLITE
A bronquiolite é uma infecção das vias respiratórias, causada geralmente por uma infecção viral, provoca dificuldade ao respirar, sobretudo ao expirar (deitar fora o ar).
Abronquiolite afeta crianças até aos 18 meses, mas com maior freqüência nos bebes com menos de 6 meses. É mais freqüente nos meses de Outono e Inverno.
O vírus sincicial respiratório é o principal microorganismonesta doença. Pode causar infecções pulmonares também em adultos saudáveis. Nestes casos costumam ser leves, mas, em crianças ou pessoas com diminuição do sistema de defesa do organismo pode sergrave. Contudo, a taxa de mortalidade reduziu bastante na última década.
Este vírus é muito contagioso, passa de pessoa em pessoa através das secreções contaminadas dos olhos, nariz e boca.
Outrosvírus podem causar esta doença como o parainfluenza, o influenza e o adenovírus.
Sintomas e diagnóstico
Costuma aparecer depois de uma constipação, que é uma infecção nas vias respiratórias altas.Surge uma repentina dificuldade em respirar, sobretudo ao expirar, o bebe começa a respirar mais rápido, aumenta os batimentos do coração e a tosse é seca. A criança fica com muito sono e febre, cansa-semais facilmente e a respiração é pouco profunda e ineficaz. Pode haver desidratação (falta de líquidos) devido à febre ou menor ingestão de líquidos.
O diagnóstico é feito com base no exame dossintomas. Poderá ser necessário recorrer à radiografia para confirmar a doença e/ou excluir outras. Também poderá ser preciso realizar colheita de secreções do nariz ou pulmões, para se confirmar apresença do vírus.
São vários os fatores de risco que proporcionam o surgimento desta doença como, o bebe ter menos de 6 meses, a exposição em ambientes com fumo ou com muitas pessoas, prematuridade (nascerantes das 37 semanas) e não ter mamado.
Tratamento: Os adultos e as crianças mais velhas geralmente não precisam de tratamento. Colocar a cabeceira da cama elevada para facilitar a respiração da...
tracking img