Bronis Aw Kasper Malinowski

633 palavras 3 páginas
Bronisław Kasper Malinowski (Cracóvia, 7 de Abril de 1884 — New Haven, 16 de Maio de 1942) foi um antropólogo polaco. Ele é considerado um dos fundadores da antropologia social. Fundou a escola funcionalista. Suas grandes influências incluíam James Frazer e Ernst Mach.
Ele não repudiou o nacionalismo, uma das ideologias nascentes e marcantes do século XIX. Mas ele fusionou o romantismo com o positivismo de uma nova maneira, tornando possível investigar as velhas comunidades, mas ao mesmo tempo recusando conferir autoridade ao passado. Ele rejeitou a especulação evolucionista e a manipulação do passado para fins do presente, pecados vulgares do seu tempo.
Sem dúvida, a principal contribuição de Malinowski à antropologia foi o desenvolvimento de um novo método de investigação de campo, cuja origem remonta à sua intensa experiência de pesquisa na Austrália, inicialmente com o povo Mailu (1915) e posteriormente com os nativos das Ilhas Trobriand (1915-16, 1917-18).
Enquanto etnógrafo, Malinowski revolucionou a questão metodológica nas Ciências Humanas tendo em vista as abrangências de suas inquietações teóricas que o levaram a busca de uma outra possibilidade metodológica que fosse capaz de instaurar uma “escuta sensível” para apreender, descrever tanto o objeto quanto analisá-lo em toda sua extensão, assim, a partir de suas experiências de campo, relata um pouco de seus fracassos e de seus sucessos que, em última instância, é uma tentativa de compreender, abordar, descrever e interpretar os fatos sociais de forma que um outro, pesquisador, leitor etc., pudesse chegar, elementarmente, as mesmas considerações.
Após as reflexões e propostas de Malinowski, as pesquisas de campo tomaram um outro rumo, abriu novas perspectivas de abordagens tanto teóricas, quanto de caráter pragmático. As propostas dele tiveram como ponto de apoio para reflexão, a necessidade de fato descrever ou compreender não apenas o funcionamento das instituições, mas como elas se constituíram e ainda

Relacionados