Broffice.org - calc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BrOffice.org CALC
ESTRUTURA BÁSICA DAS PLANILHAS

O Calc possibilita a criação e edição de planilhas eletrônicas, pois permite:

• Aplicar fórmulas e funções a dados numéricos e efetuar cálculos;

• Aplicação de uma grande variedade de formatações (tipo, tamanho e coloração das letras, impressão em colunas, alinhamento automático etc);

• Utilização de figuras, gráficose símbolos;

• Movimentação e duplicação dos dados e fórmulas dentro das planilhas ou para outras planilhas;

• Armazenamento de textos em arquivos, o que permite usá-los ou modificá-los no futuro.

PLANILHA

Uma planilha ("sheet") é uma grande tabela, já preparada para efetuar cálculos, operações matemáticas, projeções, análise de tendências, gráficos ou qualquer tipo deoperação que envolva números.

Cada planilha se compõe de colunas e linhas, cuja intersecção delimita as células:

COLUNAS

Estão dispostas na posição vertical e são identificadas da esquerda para a direita, começando com A até Z. Depois de Z, são utilizadas 2 letras: AA até AZ, que são seguidas por BA até BZ, e assim por diante, até a última (IV), num total de 256 colunas.

LINHAS:

Estãodispostas na posição horizontal e são numeradas de 1 até 65.536. Portanto, a intersecção entre linhas e colunas gera milhões de células disponíveis.

GUIAS OU ABAS DAS PANILHAS

O Calc se apresenta como uma pasta de três planilhas, às quais se tem acesso por meio das 3 guias (Planilha 1, Planilha 2 e Planilha 3) no canto inferior esquerdo da tela. A (Figura 3.1 Estrutura Básica das Planilhas)tem a Planilha 1 selecionada, ou seja, ativa.

Basta clicar nas abas para passar de uma planilha para outra, dentro de um mesmo arquivo. A guia da planilha em que se está trabalhando é a ativa (ou atual) ficando sempre em destaque.

PARA CRIAR UMA NOVA PASTA DE TRABALHO

Clicar no Menu "Arquivo", "Novo" e em "Planilha".

PARA INSERIR UMA NOVA PLANILHA NA PASTA DE TRABALHO ATUAL

Clicar noMenu "Inserir", "Folha".



TELA DE EDIÇÃO

O Calc aparece sob a forma de uma janela como uma pasta com três planilhas eletrônicas, prontas para serem usadas.

A TELA INICIAL DO CALC É COMPOSTA POR VÁRIOS ELEMENTOS:

Barra de Título

Apresenta o nome do arquivo e o nome do programa, que em nosso caso Broffice.org Calc; estão também na barra de títulos 3 botões no canto superiordireito [pic] os quais são minimizar, maximizar / restaurar e fechar a janela do programa.

Barra de Menus

Apresenta os menus suspensos onde estão as listas de todos os comandos e funções disponíveis do programa.

Barra de Ferramentas

Apresenta os comandos mais usados. Possibilita salvar arquivo, abrir arquivo, imprimir, copiar, recortar e colar.

Barra de Fórmulas

Possui 2 campos, noprimeiro está a identificação da célula ativa ou o intervalo de células. No segundo está o conteúdo da célula, o qual pode ser um texto, um número ou uma fórmula.

Barra de Status

Apresenta o número de páginas / total de páginas, o valor percentual do Zoom e outros dados. Está na parte inferior da planilha.



MENU

No topo da tela, aparece a Barra de Menus, com as seguintes opções:Arquivo - Editar - Exibir - Inserir - Formato - Ferramentas - Dados - Janela – Ajuda

Para escolher um comando do menu, deve-se dar um clique no nome desejado ou pressionar a tecla a tecla juntamente com a letra sublinhada em cada item do Menu.

[pic]

ENDEREÇO OU REFERÊNCIA

Cada planilha é formada por linhas numeradas e por colunas ordenadas alfabeticamente, que se cruzam delimitando ascélulas. Quando se clica sobre uma delas, seleciona-se a célula.

Células: corresponde à unidade básica da planilha.

Célula Ativa: É a célula onde os dados serão digitados, ou seja, onde está o cursor no instante da entrada de dados. Dá-se o nome Endereço ou Referência ao conjunto das coordenadas que uma célula ocupa em uma planilha. Por exemplo: a intersecção entre a coluna B e a linha 4 é...
tracking img