Apenas pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ciclo das rochas: sua história, explicações atuais e implicações ambientais

Prof. Dr. Heraldo Campos

Universidade Estadual de Campinas Instituto de Geociências Departamento de Geociências Aplicada ao Ensino Junho de 2008

Fontes consultadas CAMPOS, H.C.N.S. 2005. Instrumentos de Geociências em Perícia Ambiental. São Paulo, IPT, Curso de Especialização em Perícia e Auditoria Ambiental(slides). LEINZ, V. & AMARAL. S. E. Geologia Geral. 1989. São Paulo, Nacional, 11ª Ed. OLIVEIRA, A.M.S. 2001. Geologia e Habitação. In: I Congresso Internacional de Feng Shui. I Encontro Internacional de Geobiologia. III Congresso Brasileiro de Radioestesia e Radiônica. São Paulo. OLIVEIRA, A.M.S. & BRITO, S.N.A. (Ed.). 1998. Geologia de Engenharia. São Paulo, ABGE, 586p. Sociedade Brasileira deGeologia (SBG). 1984. Geologia, A Ciência da Terra. SBG, Núcleo Rio de Janeiro (cartilha). TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M.C.M de; FAIRCHILD, T.R.; TAIOLI, F. (Ed.). 2000. Decifrando a Terra. São Paulo, Oficina de Textos, 568 p.

Ciclo das rochas: sua história

Porque se estuda a Terra e conseqüentemente as rochas?

Porque a curiosidade natural do Homem em desvendar os mistérios da natureza levou-oao estudo da Terra. Porque o principal fator que impulsionou o Homem a melhor conhecer a Terra é o fato dele ter que usar materiais extraídos do subsolo para atender as suas necessidades básicas.

Estariam os antigos gregos em busca do conhecimento sobre o ciclo das rochas?

As primeiras idéias sobre a formação das rochas vêm dos antigos gregos. Tales de Mileto (636-548 A.C.), que observandoos depósitos fluviais da foz dos rios, considerava ser a água o agente formador de toda a Terra. Nessa mesma época, Anaxímenes atribuia ao ar e Heráclito ao fogo a formação de todas as coisas. Aristóteles observou fenômenos de sedimentação no Mar Negro. Pitágoras indicou fósseis no alto de montanhas sem contudo interpretá-los. Seria uma visão fragmentada sobre a formação das rochas?

Após umsalto de 2.300 anos na História...

Com Abraham G. Werner (1749-1815) e James Hutton (1726-1797) as ciências geológicas tomam a orientação moderna e ambos são considerados os “pais” da Geologia atual. Werner defendia a teoria denominada Netunismo, segundo a qual as rochas tinham o seu início num oceano de águas espessas que cobria a superfície da Terra. Os granitos teriam sido as primeiras rochasprecipitadas dessas águas. Hutton, da escola do Plutonismo, dizia ser o magma o agente formador das rochas, mas reconhecia a água como agente formador de outras rochas. Hutton reconheceu em parte o caráter cíclico do registro geológico, pois cada vez que procurava a base de uma seqüência de rochas em busca do suposto “início” da atividade geológica, se deparava com outras rochas mais antigas,representando ciclos mais antigos. É o início do entendimento do ciclo das rochas?

O ciclo as rochas: explicações atuais

Entendendo uma das pontas do triângulo do ciclo das rochas: as rochas ígneas

Rochas ígneas O resfriamento e a solidificação do magma formam as rochas ígneas. Se, por exemplo, elas têm todos os minerais bem cristalizados, do mesmo tamanho, isto indica que o magma seconsolidou no interior da Terra, dando tempo para os minerais crescerem de modo uniforme. Quando os minerais encontrados na rocha são muito pequenos (nem chegam a formar cristais) significa que o magma se resfriou subitamente. Isto acontece, por exemplo, quando o magma extravasa em superfície ou no fundo do mar. Ele se resfria tão rapidamente que os cristais não têm tempo de se desenvolverem.

Asrochas ígneas que se consolidam no interior da Terra chamam-se intrusivas ou plutônicas. Os granitos fazem parte deste grupo.

O magma pode extravasar na superfície e formar as rochas extrusivas ou vulcânicas como os basaltos.

Entendendo uma outra ponta do triângulo do ciclo das rochas: as rochas sedimentares

Rochas sedimentares A medida que os sedimentos erodidos vão se acumulando...
tracking img