Broblemas brasileiros edebate

1406 palavras 6 páginas
PROBLEMAS BASILEIROS EM DEBATE: ENTREVISTAS
No curso oferecido pela Faculdade de Ciências e letras (FCL) da UNESP, campus de Araraquara, os alunos de Administração Pública discutem, em disciplinas optativas, como Economia Brasileira, Planejamento e Administração de Empresas Públicas, diversas facetas dos problemas brasileiros.

A partir do terceiro ano, o aluno cumpre 240 horas de estágio supervisionado. Esse estágio pode ser feito tanto no município de Araraquara como em cidades próximas, como Ribeirão Preto, Rio Claro ou São Carlos. Prefeituras e órgãos estaduais e federais instalados nesses municípios costumam oferecer um razoável número de vagas. Durante esse período, o estudante deve elaborar projetos que serão avaliados pelos professores.

O Centro Acadêmico de Administração Pública da FCL organiza, anualmente, a "Semana de Administração Pública", na qual são discutidas as principais tendências da área. Também são realizadas visitas técnicas periódicas a Brasília como formar talentos consultor diz que conhecimento das características individuais ajuda a criar times vencedores.

Por Lázaro Evair de Souza.

O administrador de empresas Jorge Matos, um carioca de 40 anos, conhece bem os meandros da alma humana. Afinal, já analisou o perfil de cerca de 20 mil pessoas. Baseado num sistema de estudo da personalidade, criado na década de 1920 pelo norte-americano William Marston, o especialista aperfeiçoou um programa denominado Desenvolvendo a Competitividade Pessoal. Composto de 24 questões, o método é bastante útil em testes vocacionais de estudantes e principalmente para formação e capacitação de equipes em empresas.

O teste se aplica a todo tipo e porte de empreendimento, pois a matéria-¬prima de análise é o ser humano, fator que independe do tamanho da organização', comenta.

Toda a base teórica e parte das técnicas de aplicação do método foram condensadas no livro Talento para a Vida, escrito por Matos em parceria com a psicóloga Vânia Portela,

Relacionados