Broblemas brasileiros edebate

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROBLEMAS BASILEIROS EM DEBATE: ENTREVISTAS
No curso oferecido pela Faculdade de Ciências e letras (FCL) da UNESP, campus de Araraquara, os alunos de Administração Pública discutem, em disciplinas optativas, como Economia Brasileira, Planejamento e Administração de Empresas Públicas, diversas facetas dos problemas brasileiros.

A partir do terceiro ano, o aluno cumpre 240 horas de estágiosupervisionado. Esse estágio pode ser feito tanto no município de Araraquara como em cidades próximas, como Ribeirão Preto, Rio Claro ou São Carlos. Prefeituras e órgãos estaduais e federais instalados nesses municípios costumam oferecer um razoável número de vagas. Durante esse período, o estudante deve elaborar projetos que serão avaliados pelos professores.

O Centro Acadêmico de AdministraçãoPública da FCL organiza, anualmente, a "Semana de Administração Pública", na qual são discutidas as principais tendências da área. Também são realizadas visitas técnicas periódicas a Brasília como formar talentos consultor diz que conhecimento das características individuais ajuda a criar times vencedores.

Por Lázaro Evair de Souza.

O administrador de empresas Jorge Matos, um carioca de 40anos, conhece bem os meandros da alma humana. Afinal, já analisou o perfil de cerca de 20 mil pessoas. Baseado num sistema de estudo da personalidade, criado na década de 1920 pelo norte-americano William Marston, o especialista aperfeiçoou um programa denominado Desenvolvendo a Competitividade Pessoal. Composto de 24 questões, o método é bastante útil em testes vocacionais de estudantes eprincipalmente para formação e capacitação de equipes em empresas.

O teste se aplica a todo tipo e porte de empreendimento, pois a matéria-¬prima de análise é o ser humano, fator que independe do tamanho da organização', comenta.

Toda a base teórica e parte das técnicas de aplicação do método foram condensadas no livro Talento para a Vida, escrito por Matos em parceria com a psicóloga Vânia Portela,sua sócia na empresa Human learning Consultores Associados. Nesta entrevista a PEGN, ele fala também sobre as características dos empreendedores de sucesso.

Baseado em sua experiência em análise de perfis, qual a característica básica de uma pessoa empreendedora?

MATOS: É o tipo de personalidade que apresenta necessidade inexorável de realizar coisas. É o sujeito que nunca está satisfeito,nunca fica parado, busca constantemente novas tarefas. Ele precisa estar fazendo algo novo ou ter uma idéia nova todos os dias. Para conseguir seus objetivos procura pessoas e, como possui grande poder de persuasão, lhe é fácil convencê-¬Ias e motivá-Ias para segui-Io na sua empreitada.

Quais talentos são indispensáveis para um indivíduo abrir e tocar, com sucesso, um negócio?

MATOS:Agressividade, espírito desbravador, ambição, gosto pelo poder e pela autoridade, habilidade para fazer várias coisas ao mesmo tempo e um sentimento de nunca querer ficar à mercê de outros. Além desses talentos, o candidato a empreendedor normalmente deve ser persuasivo, de fácil relacionamento com pessoas, trabalhar bem as questões de insegurança, ter facilidade em construir redes de relacionamentos, serum generalista e se preocupar pouco com normas e detalhes. Em suma: é um sujeito que tem a visão da floresta. Ah! Tem também de ser um pouco 'cara-de-pau'.

Como assim, 'cara-de-pau'?

MATOS: É isso mesmo. Sem uma boa dose de cara-de-pau não se vende nada. De pouco vale você ter um excelente produto se, ao bater na primeira porta para vender e receber um não na cara, você desistir. Tem genteque se deprime com as adversidades. O verdadeiro empreendedor sabe que o obstáculo, a porta na cara, faz parte do processo de venda e não se angustia com isso. Vai para a próxima porta. Parte para o próximo não.

Ele tem então de se acostumar com os nãos?

MATOS: Não. Ele precisa é estar consciente, e o empreendedor de verdade está, de que o fracasso é apenas uma das etapas do processo de...
tracking img