Britadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo comparativo das relações de redução dos britadores do Laboratório de Beneficiamento de Minérios do DEMIN da UFOP



Estudo comparativo das relações de redução dos britadores do Laboratório de Beneficiamento de Minérios do DEMIN da UFOP

PEREIRA, Raul Eduardo Souza; BARBOZA, Igor Moreno de Jesus; MORAIS, Amanda Bricy de; PEREIRA, Vinícius Borges; JÚNIOR, Adalto Silveira.

1.Introdução

Este documento relata as atividades realizadas pelos alunos, do curso de Engenharia de Minas no 1º semestre de 2011, durante as práticas laboratoriais da disciplina Processamento Mineral I. Tratando do assunto Britagem.
Britagem pode ser definida como conjunto de operações que objetiva a fragmentação de blocos de minérios vindos da mina, reduzindo-os a granulometria compatíveis parautilização direta ou para posterior processamento.
A britagem é um estagio no processamento de minérios, que utiliza em sucessivas etapas, equipamentos apropriados para a redução de tamanhos convenientes, ou para a liberação de minerais valiosos de sua ganga.
Existem vários tipos de britadores, que podem ser dividos em Britadores Primário, secundário, terciário e em alguns casos, pode-seutilizar britadores quaternários, a utilização desses equipamentos é avaliada pela granulometria final exigida. Os britadores também podem ser classificados pelo seu mecanismo de quebra, sendo divididos em mecanismos de impacto, compressão e cisalhamento.
Em escala industrial, é de suma importância conhecer a aplicabilidade de cada britador para cada faixa granulométrica trabalhada.

2.Objetivo

Esse trabalho teve como objetivo a realização de ensaios em escala laboratorial com minério de ferro itabirítico visando obter a relação de redução dos britadores do laboratório de Beneficiamento de Minérios do Departamento de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto.

3. Metodologia

3.1.Determinação do A80 no lote inicial

Foi inicialmente trabalhado um lote dematerial de granulometria grosseira oriunda da frente de lavra no qual se realizou uma amostragem manual afim de se obter uma amostra representativa do mesmo.
Tal amostragem manual se deu com a retirada de uma alíquota de 29,32 Kg de material. Seguiu-se com uma homogeneização para garantir a representatividade da amostragem. Desta forma dispôs-se o material em uma pilha, e a partir daí, atravésde pazadas (pá de ferro de 19,2 cm de abertura e 22,5 cm de comprimento), tomadas na borda da pilha em sentido anti-horário, mudou-se a posição da pilha. Neste caso, realizou-se 10 ciclos.
Formou-se a seguir uma pilha com forma de tronco de pirâmide, a qual foi dividida em quatro partes aproximadamente iguais por uma cruzeta quarteadora de PVC. Retiraram-se, assim, os quartos diametralmenteopostos para compor duas amostras. O quarteamento foi repetido para obterem-se quatro amostras.
Uma destas amostras foi utilizada para um peneiramento afim de se obter o A80, ou seja, a malha de peneira que permite a passagem de 80% do material (tabela 1, gráfico 1). Após este procedimento as quatro amostras foram descartadas.

3.2. Determinação do P80 do britador de mandíbula

Tomou-se umaalíquota de massa aleatória do lote inicial já citado e procedeu-se a britagem no britador de mandíbula. Do material britado tomou-se uma alíquota de 2,15 Kg que foi levada para o Quarteador Jones de 12 divisórias de 31 mm de abertura. Realizou-se quarteamentos conforme a figura abaixo:

A amostra 1 da figura acima seguiu para o peneiramento afim de se obter o P80(a malha de peneira que permite apassagem de 80% do material), do britador de mandíbula (tabela 2, gráfico 2). A primeira peneira da série foi escolhida com base na abertura máxima do britador em questão.
3.3. Determinação do P80 do britador de martelo

A amostra 2 da figura 1 seguiu para a britagem no britador de martelo. O produto dessa britagem foi posteriormente peneirado afim de se obter o P80 do britador de martelo (tabela...
tracking img