Briquetes - casca de arroz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1314 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é briquete?

É uma fonte concentrada e comprimida de material energético resultado do processo de secagem e prensagem de serragem ou pó dos mais diversos tipos de madeira substituindo com inúmeras vantagens a lenha convencional na sua totalidade. É uma lenha ecológica (bioenergética) que substitui com eficácia o gás, a energia elétrica, o carvão vegetal e mineral e a lenha, bem comooutros combustíveis utilizados nos diversos processos industriais.

[pic]

Briquetadeira (máquina de fazer briquete)
[pic][pic]

O BRIQUETE DE MADEIRA:

O briquete de madeira é uma peça sólida de serragem ou maravalha comprimida com uma carga média de 6 tf a 8 tf, tensão de 90 kg/cm2 a 145 kg/cm2, gerando uma temperatura de 170°C a 270°C na câmara de briquetagem para a decomposição parcial dalignina (efeito termoplástico), teor de umidade base úmida de 5% a 15% sendo o ótimo 8%, com ou sem aglutinante, com uma densidade entre 1,0 t/m3 a 1,5 t/m3, apresentado em peças cilíndricas ou hexagonais de cerca de 70 mm a 100 mm de diâmetro e comprimento de 10 cm a 40 cm. É um produto usado como combustível em fornalhas, fornos e caldeiras das indústrias tanto para geração de calor comopotência. O briquete por ter rápida resposta de temperatura e uniformidade de combustão.
De forma segmentada e conforme Utilização (2008), os mercados que demandam briquete no Brasil são: abatedouros, cerâmicas, cerealistas, cervejarias, destilarias, distribuidores de briquete, fecularias, hospitais, hotéis/motéis, indústria de balas, indústria de óleo de soja, indústria de papel, indústria derefrigerantes, laticínios, lavanderias, metalúrgicas, panificadoras, pizzarias, recauchutadoras, residências e tinturarias.

INDUSTRIA DE BRIQUETES: BRASIL

Possui 60 indústrias de briquetagem entre pequenas, médias e grandes empresas com uma produção mensal de 51,7 mil toneladas de briquetes comercializados e uma quantidade de 350 briquetadeiras mecânicas de pistão em funcionamento parcial ou total.Cerca de 70% das indústrias de briquetagem trabalham independentes, compram descartes de terceiros, industrializam este material e vendem briquetes para o mercado industrial ou de serviços como agroindústrias. (dados de 2005).

briquete de pinus coloração amarelada.


Bagaço de cana

Após a planta ser colhida e levada até a usina, ela passa por três moendas. O produto da primeira moagem vaipara a produção de açúcar, na chamada "moagem de 1ª linha". Já na segunda e na terceira moagens é produzido o álcool combustível. O que resta da cana é o bagaço, que é levado por uma esteira até a caldeira que realiza a queima. Depois de passar pelas turbinas e geradores, o vapor produzido na queima gera a energia elétrica. Com relação ao possível dano ambiental causado pela fumaça produzida naqueima do bagaço, a fuligem produzida é retida em filtros. Não sobra nada da cana, aproveita-se tudo. O bagaço da cana-de-açúcar, um subproduto do processo de produção do açúcar e do etanol, é reaproveitado principalmente para gerar energia elétrica, por meio de sua queima nas próprias usinas. Mas pesquisadores brasileiros estão desenvolvendo novos usos para o resíduo, abrindo caminho para suautilização com uma finalidade ainda mais nobre - na produção de biocombustíveis de segunda geração. O potencial para o uso do bagaço de cana para produzir o chamado etanol de segunda geração é enorme, especialmente por causa da grande disponibilidade desta matéria-prima. O volume desse subproduto representa cerca de um terço da produção de cana-de-açúcar no Brasil.


Comparação do Volume: bagaço decana x briquete

A secagem e compactação do bagaço da cana reduz seu volume em até 10 vezes, obtendo ganho em espaço para armazenagem e transporte. Após a compactação o briquete pode ser depositado em Bags e armazenado por longo período de tempo, ao contrário do bagaço que com o tempo fermenta, gerando gás metano, aumentando sua porcentagem de água e produzindo chorume, que contamina o solo e...
tracking img