Brinquedoteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.introdução
O brincar e o desenvolvimento psicológico
Assim findou o depoimento de uma aluna do curso de pedagogia de uma universidade,relatando sobre os vários anos em que sobreviveraprofissionalmente,costurando roupas para os outros.Esse ofício, que aprendeu a amar,fora estimulado quando pequena,brincando,e realizado agora quando retornava ao banco de estudos,buscando novasoportunidades em sua carreira.Como ela,muitos outros narram suas memórias de infância e a importância que o brinquedo tiveram em suas vidas.
Esses dados infantis,quando rememorados,favorecem a emersão desensações físicas primárias,que reforçam a lembrança dos momentos lúdicos,virtualmente,causando um agradável bem-estar mental e físico,cujas energias propagam-se por todo o organismo,como se orejuvenescesse.
Quem envelheceu,mas brincou,tem um passado de momentos interessantes para narrar no presente...Todavia,para aqueles que não tiveram a mesma oportunidade ,que não puderam “fazendo de conta”que a realidade fosse outra,esses não tiveram tempo para sonhar nem fantasiar!
O ser humano,como ser social,deve se relacionar com o meio em que vive,caso contrário,não sobrevive.Quandopequeno,seu comportamento é expresso de diversas formas:anda,correr,pula.sorri,fala,canta,desenha e realiza outras atividades,concretizando seus desejos e intenções.Entretanto, o brincar para ele é umrecurso muito maior do que a soma de várias ações simplesmente,sendo-lhe altamente significativo.
conceitualmente o brincar pode ser considerado uma faculdade natural e espontânea,autotélica,umacapacidade inata ao indivíduo.Outros consideram-no como manifestações da “dinâmica infantil”,em que o ser busca motivos para tal empreendimento .É avaliado como um meio saudável de expressão humana,obtidopor meio da filogênese e culminado na fase hominal.
Na visão psicológica,segundo diversos autores:Piaget,Vygotsky,wallon e outros,a atividade lúdica pode ser vista como fruto de atividades...
tracking img