Brinquedoteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Brinquedoteca



A brinquedoteca é um espaço facilitador criado no século xx destinado a facilitar o ato de brincar dando a criança o direito de desenvolver suas habilidades enquanto individuo em formação” (Cunha,1998 ).

Segundo os estudos que realizamos com bases teóricas em trabalhos já publicados não existe outro motivo para a criação de brinquedoteca senão paraestimular a criança a brincar, resgatando dentro das inúmeras habilidades que elas vão desenvolvendo as brincadeiras, as confecções dos próprios brinquedos como, por exemplo, a boneca de pano, casinhas feitos com cobertores, bola de palha de milho entre outros.
A autora afirma que dentro desse ambiente criado no século xx para a criança, ela pode em seu universo infantil desenvolver suas expressõescomo imaginação, a criação, a brincadeira de faz- de- conta, a dramatização, a construção do pensamento, a solução de problemas,a socialização,a vontade de inventar, dando um suporte para a lúdicidade individual e coletiva. Em geral observa-se nas escolas de educação infantil que falta uma sala, ainda que pequena para se montar uma brinquedoteca, isso é desvantajoso no processo de aprendizagem parauma criança que consegue de maneira lúdica fazer essa ligação entre o imaginário e o real. Para a criança da educação infantil um simples jogo constitui-se em expressão e condição para o seu desenvolvimento já que elas assimilam e podem transformar a realidade, segundo o pensamento de Jean Piaget. As escolas que possuem brinquedoteca certamente podem contar com um instrumento poderoso decomunicação, linguagem, construção do conhecimento, proporcionadas pelo lúdico (Peluso , 2004).
Brincar é fundamental para criança se socializar, pois é na brincadeira que o ser humano aprende as regras e princípios de vivencia social, brincar exige uma dose de concentração durante muito tempo, desenvolvendo o interesse, se a brinquedoteca é um espaço para se brincar ,também é o melhor lugar para o educadorda educação infantil observar e conhecer de forma intensa os alunos, encontrando meios para aplicar de forma eficaz o ensino / aprendizagem.
Dessa maneira somos arremessados para o pensamento de Nylse Cunha quando diz:

“(...) não se deve interromper a concentração de uma criança quando ela estiver brincando no mundo da brinquedoteca


Universo LúdicoBrincar


Jogo brincadeira



Brinquedo


O brinquedo aparece como um pedaço de cultura colocada ao alcance da criança. Éseu parceiro na brincadeira.A manipulação do brinquedo leva a criança à ação e a representação, a agir e a imaginar. Por meio das brincadeiras a criança representa o ambiente em que vive na sua vida cotidiana e quando o contexto muda a brincadeira também muda. (Bontempo,1986,p.68)


Brincar é sinônimo de aprender, pois brincar gera um espaço para pensar,sendo que a criança avança no raciocínio, desenvolve o pensamento, estabelece contatos sociais, compreende o meio, satisfaz desejos, desenvolvem habilidades e criatividade. Além dos aspectos motores, as brincadeiras que provocam a aproximação por motivos relacionados à cooperação, são altamente relevantes, uma vez que podem catalisar mudanças importantes.
A brincadeira permite a criança, se prepararpara a vida, assimilando a cultura do meio em que vive, a ela se integrando e com ela convivendo como ser social por intermédio da atividade lúdica.
O ato de brincar é indispensável a saúde física,emocional e intelectual do individuo. Brincar é a ludicidade do aprender. O brincar de forma natural, ,desenvolve a motricidade, a criatividade, a mente sem cobrança ou medo,e sim com prazer.
A...
tracking img