Brinquedoteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUIÇAO ONDE SE REALIZA

Centro Universitário FIEO
Campus Wilson - av. Franz Voegeli, 1.743, Osasco

DISCIPLINA
Jogos Brinquedos e Brincadeiras

POPULAÇÃO ALVO
Crianças de comunidades carentes , Educação Infantil.















Introdução

O trabalho com a literatura infantil e infanto juvenil pode contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo dascrianças, ajudando a formar leitores.
A literatura nas escolas deve despertar o gosto pela a leitura, pois, a literatura pode proporcionar alegria, encanto quando trabalhada de forma significativa pelo aluno. Além disso, pode desenvolver a imaginação, os sentimentos, a emoção, a expressão e o movimento através de uma aprendizagem prazerosa.
O cantinho da leitura e importante desde o maternal,porque mesmo que a criança ainda não saiba ler, o aspecto visual chamara sua atenção e produzira uma leitura óptica, ainda mais se for de um livro que o professor já tenha lido em sala. O consciente do aluno trará a historia a sua memoria a ele poderá contá-la através de imagens.
“Segundo RCNEI sugerem que os docentes deverão organizar a sua pratica de forma a promover em seus alunos: ointeresse pela a leitura de historias; a familiaridade com a escrita por meio da participação em situações de contato cotidiano com livros, revistas, historias em quadrinhos: escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor; escolher livros para ler e apreciar. Isto se fará possível trabalhando conteúdos que privilegiem a participação dos alunos em situações de leitura de diferentesgêneros feita pelos adultos, como contos, poemas, parlendas, trava-língua, etc. Propicia momentos de reconto de historias conhecidas com aproximação ás características das historias original no que se refere à descrição de personagens, cenários e objetos, com ou sem a ajuda do professor” (RCNEI, 1998, vol.3, p.117-159).







Justificativa



O projeto no cantinho da leitura tem como intuitofavorecer, para a formação de um bom leitor, através da leitura desenvolvemos a escrita, e nos tornamos um ser critico. O cantinho da leitura é um excelente trabalho para formarmos leitores competentes e adquirirmos o habito de fazer leituras. É um espaço que favorece para as crianças uma oportunidade para complementar a educação recebida na escola, através do livro.
Quando a criança escuta umahistoria ela é capaz de indagar ,comentar, criticar, duvidar. A leitura deve fazer parte da rotina de toda criança porque através de uma historia os leva não só elas como nos adultos a um mundo magico e qualquer lugar que imaginarmos.
A leitura é muito importante para o desenvolvimento oral e escrito. Ao estimular no aluno o hábito de ler proporciona a ampliação do conhecimento, oenriquecimento do vocabulário, o incentivo à pesquisa, além de sempre estar atualizado para conversar e debater qualquer tipo de assunto, expondo suas ideias e criticas e o respeito à diversidade.
“(...) O livro desempenha um papel importante na vida e na formação do ser humano, pois através dele nos tornamos mais sensíveis ao mundo e capazes de entender nossas próprias reações. O livro incrementa a missãode educar, pois fornece as crianças informações, lazer, cultura, propiciando ao leitor elaborar seu próprio conhecimento, enriquecer seu vocabulário, facilitar a escrita, agilizar o raciocínio e aguçar a imaginação. Assim, ao incentivarmos a leitura, estamos deflagrando um movimento para desenvolver pessoas críticas, participativas, criativas e preparadas para construir a nação do futuro.”(www.cidadelivro.com.br).






Objetivos




O Objetivo deste projeto é incentivar o gosto pela leitura desde o inicio das etapas de escolaridade das crianças. O adulto deve incentivar porque é fundamental neste processo , sendo o mediador entre a criança e o livro;
• Estimular o prazer pela leitura;
• Trabalhar com gêneros literários...
tracking img