Brinquedos cantados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9736 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Introdução

O objetivo deste trabalho é discutir sobre o pouco uso dos Brinquedos cantados dentro da educação física escolar, principalmente na educação infantil. Com isso desenvolver aspectos cognitivos, motores, afetivos e focar o trabalho em atividades que desenvolvam a parte de esquema corporal a fim de contribuir para a formação da personalidade da criança e levar os brinquedoscantados a conhecimento dos alunos.
O ensino do brinquedo cantado na escola se apresenta como fonte de conhecimento para a ampliação da comunicação e apreensão do mundo por parte do aluno. Formas e sons passam gradativamente a compor o universo sensório-motor do jovem ajudando-o a desenvolver melhor percepção espaço-temporal e paralelamente, a imagem corporal do aluno.
A literaturaespecializada e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), consideram as atividades rítmicas (Brinquedo cantado, Dança, etc) como manifestações da cultura corporal e conteúdos da Educação Física Escolar, que possuem grande valor educativo e essenciais para o desenvolvimento motor, cognitivo e sócio-afetivo. Todavia, parece existir um preconceito em relação a essas atividades que utilizam musicas,expressão de sentimentos, emoções e criatividade de movimento por parte dos Professores de Educação Física, fazendo com que danças folclóricas, danças populares, brinquedos cantados, cantigas infantis não apareçam mais frequentemente no cotidiano da criança e do jovem, isso por que os professores ainda estão influenciados pela concepção esportivista, e continuam restringindo os conteúdos das aulasaos esportes mais tradicionais, como por exemplo, basquete, vôlei e futebol.
Hoje em dia conforme a criança vai crescendo, e precocemente entrando no mundo dos adultos, elas vão deixando de lado as cantigas e passando a se trancarem dentro de apartamentos por influência da grande facilidade em ter nas mãos, computadores, jogos de videogame e programas de televisão. Sabemos que os jogos damesma forma que os brinquedos cantados também estimulam o raciocínio lógico e podem até ajudar a criança na parte do esquema corporal, porem, entram em um mundo onde a fantasia já foi moldada, não proporcionando a relação afetiva com as outras crianças, objetivando e estimulando a individualidade e o pior de todos os fatores é fazer com que as crianças tornen-se sedentárias, que já é uma realidadedo Brasil. Sem contar a instrumentalização da infância que vem crescendo ainda mais nesses tempos modernos, em que a infância passou a ser uma “preparação” para vida adulta. Neste sentido as crianças das classes mais baixas da sociedade, precocemente necessitam ajudar sua família em sua renda, tendo que trabalhar para contribuir com o orçamento. Já nas classes mais elevadas, o que ocorre é umasuper-ocupação da infância. Onde os pais ocupam seus filhos no contra-turno com outras modalidades como: aulas de balé, piano, inglês, futebol, natação, dentre outros “investimentos” que os pais realizam para complementar a educação dos filhos. Assim, as crianças passam a ser “proletárias” em termos de faixa etária e projeto humano, independente de classe social, reduzindo ou, até mesmo, anulando oseu acesso ao “brincar”, característico desta faixa etária e necessário para um bom desenvolvimento.
Com isso escolhemos este tema brinquedos cantados com o propósito de resgatar as brincadeiras de roda de um âmbito popular para o pedagógico, refletindo sobre sua importância em um contexto histórico-cultural, pois sabemos o quanto é importante resgatar as brincadeiras tradicionais, que foramapagadas pela modernidade, trazer a conscientização da importância do “brincar”, todos os aspectos envolvidos e valores que foram perdidos com a “evolução” da sociedade.

2 Referencial Teórico

Brinquedos Cantados

O brinquedo de roda ou ciranda sempre alegrou às crianças em todos os países pois as velhas cirandas estão sempre em moda para elas. As crianças sempre cantaram, seja...
tracking img