Brinquedos cantados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Brinquedos Cantados

Conceito: Os brinquedos cantados são atividades diretamente relacionadas com o ato de cantar e ao conjunto dessas canções, a que chamamos de cancioneiro folclórico infantil. Édifícil determinar sua origem. Essas canções parecem que sempre existiram, sempre encantaram o povo e embalaram as criancinhas. Na sua maioria parecem ter chegado com os colonizadores portugueses,sofrendo influência ameríndia e africana, devido à colonização e posteriormente ao tráfico de escravos para o Brasil. São também conhecidos como “jogos tradicionais” porque são passadas de geração ageração. O conjunto de influências dessas diversas culturas parece ser a causa das diferentes variações de letras que uma mesma cantiga recebe dependendo da área geográfica onde é praticada. Com o avançotecnológico nos meios de comunicação, a população infantil modificou suas formas lúdicas.


Tipos de Atividades: Podemos ter várias atividades para os brinquedos cantados, isso depende doconhecimento e da imaginação do professor em fazê-las. Algumas atividades são essas:
1)Brinquedos de roda: “Ciranda, cirandinha”, etc.
2)Brinquedos de grupos opostos: “O pobre e o rico”, etc.
3) Brinquedosde fileira: “Passarás, não passarás”, etc.
4)Brinquedos de marcha: “Marcha, soldado”, etc.
5)Brinquedos de palmas: “Pirulito que bate, bate”, etc.
6)Brinquedos de pegar: “Vamos passear nobosque”, etc.
7)Brinquedos de esconder: “Senhora D. Sancha”, etc.
8)Brinquedos de cabra-cega: “A gatinha parda”, etc.
9)Chamadas para brinquedo: “Ajunta povo, para brincar”, etc.
10)Cantigas deescolha de jogadores: “Um no ni é de pó politana”, etc.



Música: o conceito de música varia de cultura para cultura. Embora a linguagem verbal seja um meio de comunicação e de relacionamento entreos povos, ela não é universal, pois cada povo tem sua própria maneira de expressão através da palavra, motivo pelo qual há milhares de línguas espalhadas pelo globo terrestre.
A autora também...
tracking img