Brincando, cantando e se encantando por luiz gonzaga, numa viagem no trem do forró pela sustentabilidade e pela vida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
JUSTIFICATIVA:
Como sabemos, tudo que trazemos de conhecimentos envolve, necessariamente a cultura. Não existe povo sem cultura, todo ser humano recebe, desde muito cedo durante seu aprendizado, as primeiras noções de convívio,, tanto em sociedade, quanto do seio familiar, esses conceitos são as representações da cultura na qual o sujeito está inserido. É onde se aprende a falar, caminhar, sealimentar, praticar esportes, religião, educação étnica, até a idade mais avançada, onde continua a aprender, pois, aprendemos sempre, a cada dia. E com a música não seria diferente, pois todo ser humano que preserva sua cultura, tende a encarar seus padrões culturais como os mais importantes. Poucas vezes percebe que a cultura do outro pode ser proveitosa. Pois é somente através da troca deexperiências de contato com outras culturas é que é possível perceber o quanto enriquecemos nossa vida.
Assim, falar de Luiz Gonzaga, é uma justa homenagem ao grande músico e intérprete da música brasileira, o sanfoneiro que cantou o cotidiano nordestino e conquistou o Brasil.
Lua, como era conhecido foi consagrado o “Rei do Baião”, e Luiz Gonzaga virou sinônimo de nordeste, sendo aclamado comouma das figuras mais importantes e inventivas da música popular, cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, estilizou e recriou a riqueza musical nordestina e popularizou gêneros regionais, bem como as crenças, os valores e de forma mais ampla, o modo de viver do povo nordestino, a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino para o resto do país.
Éinegável a importância de Luiz Gonzaga para a cultura nordestina. Sua obra ultrapassa barreiras enriquecendo a música brasileira, como também dando uma grande contribuição as áreas das ciências humanas como história e sociologia. É possível a qualquer pessoa conhecer muito do nordeste e principalmente do povo sertanejo como sua alimentação, animais, vegetação, vocabulário e costumes, através desua discografia.
Sendo assim, organizar um projeto a nível de Ed. Infantil, tendo Luiz Gonzaga como elemento conteudista, oportuniza o desenvolvimento de uma proposta ampla que contemple a cultura nordestina em seus aspectos específicos, bem como enfatizar geograficamente e culturalmente na região nordeste, respeitando as peculiaridades da turma no intuito de conduzir um trabalho eficaz esignificativo para as crianças. Nesta perspectiva o berçário II, apresenta uma proposta de trabalho para o terceiro trimestre com a temática. a fim de propalar os aspectos culturais do nordeste, as brincadeiras, comidas, músicas de Luiz Gonzaga, dando ênfase a “Asa Branca”, “ A Feira de Caruarú e o Xote Ecológico”, assim, através de sua historiografia embarcaremos numa viagem no trem do forró aoritmo do baião, forró, xaxado, xote e ao mesmo tempo poderemos contribuir para a conscientização da sustentabilidade pela vida dos seres humanos no planeta.
Propomos trabalhar com atividades diversas que contemplem o letramento em leitura, escrita e que também suscite outras manifestações de sensibilidade humana a partir da arte musical.


OBJETIVO GERAL:
* Experienciar o conhecimento dacultura regional popular, mais especificamente o nordeste através da música, dança, etc..oportunizando a observação e exploração do ambiente com atitude de curiosidade, utilizando diferentes linguagens (corporal, musical...)
*
* OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
* Desenvolver a socialização dos alunos, incentivando o trabalho em grupo;
* Estimular a criatividade e imaginação através deatividades relacionadas ao tema;
* Conhecer e valorizar o trabalho do homem do campo;
* Desenvolver a linguagem oral e escrita;
* Conhecer e valorizar a história de Luiz Gonzaga;
* Apreciar a riqueza e a beleza da nossa cultura;
* Apresentar, através das músicas de Luiz Gonzaga, informações da vida e dos costumes da população sertaneja;
* Trabalhar o senso rítmico;
*...
tracking img