Brincadeiras de baixo custo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA
O uso de Brincadeiras de Baixo Custo com professores e alunos na Escola Municipal de Educação Infantil “Tia Iracema” no município de Curvelândia.

OBJETO (DELIMITAÇÃO)
Brincadeiras de baixo custo.

OBJETIVO GERAL
Ressaltar a importância de atividades alternativas desenvolvidas com materiais de baixo custo como um dos recursos pedagógicos na Educação Infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS-Sugerir e demonstrar atividades de baixo custo para os professores trabalharem com seus alunos;
-Acompanhar e orientar os professores no desenvolvimento de alguns jogos e brincadeiras de baixo custo;
-Avaliar os relatos dos professores após o desenvolvimento das atividades de baixo custo.

JUSTIFICATIVA

Diante de vários anos de trabalho sem recurso algum, vimos à necessidade dedesenvolver um método de que estivesse ao alcance da nossa realidade.
Este trabalho envolve a criação de alternativas à pratica experimental nas aulas por meio de atividades lúdicas e da elaboração de materiais de fácil reprodução, feitos a partir de material de baixo custo. Como incentivo aos professores em sua prática docente e no intuito de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.
As sugestõespara se trabalhar com brincadeiras de baixo custo foram apresentadas aos professores na Formação Continuada no dia 22 de outubro de 2008. Por esta razão, a intenção deste trabalho é a de interferir no modo de pensar dos professores, a partir de experiências concretas, com monitoramento acadêmico.

01- A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DE BAIXO CUSTO

Diante das dificuldadesencontradas no trabalho com as crianças surgiu a necessidade de explorar as brincadeiras de baixo custo, tendo em vista que as atividades contribuem no desenvolvimento da criança. Mostrando ainda para os professores a possibilidade de se desenvolver uma atividade pedagógica através da brincadeira com material de baixo custo, por exemplo a sucata, pois a medida que a criança fabrica o brinquedo porsi só já é uma brincadeira que pode acontecer com ação da própria criança com o auxílio do professor.
No contexto escolar há muitas reclamações dos professores por não terem materiais pedagógicos para trabalhar com as crianças. Por isso, nos preocupamos em desenvolver esse projeto mostrando para os mesmos que são possíveis trabalhar com brincadeiras de baixo custo por serem viáveis, baratas,fáceis para confeccionar, para manusear/brincar.
As atividades lúdicas são capazes de envolver, de forma descontraída e prazerosa, o professor e a criança, e são também elementos fundamentais do processo de comunicação entre criança/família/escola e sociedade. Aquelas pessoas e atividades envolvidas nesta experiência utilizaram instrumentos didático-pedagógicos que pudessem humanizar o trabalho efacilitar a compreensão da mensagem, bem como a aproximação afetiva das pessoas, condição fundamental num ambiente escolar.
Essas atividades de baixo custo podem provocar momentos inusitados de prazer e descoberta.
Foi feito convite para os professores que participavam da formação continuada com um mês de antecedência, convite feito pelas acadêmicas e reforçada pela coordenadora pedagógicado município. Porém por duas vezes a apresentação do projeto foi adiada por falta de participação dos professores. Numa terceira data o projeto foi apresentado para quatro professores apenas, também foi apresentado um resumo sobre a importância da brincadeira no desenvolvimento da criança, bem como entregue para cada professor uma lista sugestiva com brincadeiras de baixo custo a seremdesenvolvidas com seus alunos, no qual apenas duas professoras se propuseram a desenvolvê-las com seus alunos.
O nosso objetivo de demonstrar as atividades de baixo custo para o maior número possível de professores não foi alcançado, pois tínhamos a expectativa de demonstrar que é possível desenvolver atividades divertidas através de brincadeiras de baixo custo.
Percebemos que a maioria dos...
tracking img