brigada de icendio

1372 palavras 6 páginas
Conceito do fogo

É um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor devido a combustão de materiais diversos. Triangulo do fogo
É uma forma didáticapara melhorar, ilustra- se essa reação química, onde o ponto do triângulo representa um dos elementos participantes.

Para que haja fogo, 3 elementos são indispensáveis.

Combustítvel
Comburente (oxigênio)
Calor temperatura de ignição
Reação em Cadeia

Combustível

É todo material queima. São sólidos, líquidos e gases, sendo que os sólidos e os líquidos se transformam primeiro em gás pelo calor para depois inflama-lo.
Ex: Madeira, Papel, tecido etc...

Líquidos Voláteis : São os que desprendem gás em temperaturas ambiente.
Ex: Alcool, Gasolina,etc...

Líquidos não voláteis: São os que desprendem gases maiores do que a do ambiente.

Comburente É o elemento ativador do fogo, que se combina com os vapores inflamáveis dos combustíveis, dando vida as chamas e possibilitando a expansão do fogo.

compõe o ar atmosférico na proporção de 24%, sendo o mínimo exigido para sustentar a combustão é de 16%.

*oxigênio
*nitrogênio
*outros

Calor é uma forma de energia. É o elemento que ela inicia ao jogar, é ele que faz o fogo se propagar. Pode ser uma faísca, chama ou até um super aquecimento em máquinas ou aparelhos eletrizados.

Tetraedro do fogo

A representação do triângulo foi aceita durante muito tempo, não por distantes alguns fenômenos não podiam ser explicados com base nesse triângulo. Para explicar tais fenômenos é necessário incluir um quarto elemento: A existência das reações em cadeia.

Reação em Cadeia Os Combustíveis, após iniciarem a combustão, geram mais calor!
Este calor provocará o desprendimento de mais gases ou vapores combustíveis, desenvolvendo uma transformação em cadeia, que em resumo é o produto de uma trans gerando outra transformação. Por

Relacionados

  • engenheiro civil
    11912 palavras | 48 páginas