Brics

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 92 (22894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BRICs: Perspectivas de Desenvolvimento
Uma análise prospectiva para os próximos seis anos

Os BRICs são estudados como bloco pelas similaridades econômicas e estruturais, principalmente com respeito ao desempenho econômico recente e às projeções para o futuro. O objetivo deste estudo foi delinear a conjuntura econômica atual dos países do BRIC frente à crise financeira global e analisar asperspectivas de desenvolvimento para os próximos seis anos. As projeções são otimistas quanto ao desempenho futuro dos mercados emergentes, com pronta retomada do crescimento e nível de emprego pré-crise, condicionada ao grau de disseminação de seus benefícios à sociedade em geral.

Palavras-chave: BRIC. Mercados emergentes. Crise financeira. Análise prospectiva. Desenvolvimento econômico.

1.Introdução

A recente crise financeira do subprime causou inúmeros impactos nas economias de todos os países do globo gerando uma série de conseqüências adversas para o seu ritmo de desenvolvimento. Praticamente todos os países entraram em recessão com decréscimo do nível de atividade econômica, impactando de forma negativa no crescimento do produto interno bruto. Os níveis de desempregosubiram significativamente, a produção industrial dos países caiu, bem como os índices de consumo (Hildebrand, 2008).

A economia global entrou após um longo período de otimismo e euforia em uma recessão cujos danos evidenciados são, pela primeira vez na história, maximizados por uma globalização consolidada. Dentro desse contexto, a interdependência entre as economias se mostra um fatorde extrema relevância para a consideração de um analista ou formulador de políticas públicas, em especial para o economista atuante em países emergentes.

Tal impacto no dinamismo das economias nos coloca frente a novos desafios na garantia da retomada dos níveis macroeconômicos pré-crise. Além disso, também podemos perceber como se dá, de fato, a real interconexão dos diversos países ecomo os sintomas do epicentro de propagação da crise se espalharam pelas diversas economias, os canais de transmissão e as principais fragilidades.

Com a falência dos Bancos norte americanos, como Lehman Brothers e outros, a percepção da fragilidade da estrutura financeira de muitos países ficou evidente, bem como a existência de um eminente risco sistêmico. Sem sombra de dúvidas, o sistemafinanceiro é o maior catalisador de qualquer contágio observado na propagação dessa crise, necessitando de grande atenção por parte dos administradores nacionais. Partindo deste ponto o debate na ciência econômica mundial se voltou para questões como regulação preventiva e prudencial, estabilidade financeira e políticas monetárias para recuperação de liquidez (Ackerman, 2008).

Destaforma o paradigma centrado na discussão do papel das economias emergentes no cenário do desenvolvimento econômico ficou ofuscado temporariamente. O extenso e promissor debate acerca das especificidades dessas economias e sua relação com o resto do globo deixam de ser o foco da agenda internacional desde o estopim da crise até o presente momento. Todavia, os primeiros sinais de recuperação do recenteturbilhão financeiro surgiram justamente nas economias periféricas e emergentes que surpreenderam pelo bom comportamento dos fundamentos macroeconômicos, se tornando pólos cada vez mais atraentes para os investimentos internacionais.

Não por coincidência, os primeiros países a apresentarem taxas de crescimento positivas nos últimos trimestres foram Brasil e China, dois dos componentes dogrupo de países denominado BRIC, um acrônimo que representa para cada letra Brasil, Rússia, Índia e China, respectivamente. Uma sigla muito citada, porém pouco conhecida com a profundidade requerida pelo seu enorme papel no contexto Econômico Mundial.

Tal sigla surge com a idéia proposta por Jim O’Neill e com o artigo Dreaming with BRICs (Wilson and Puroshothaman, 2003) da holding e...
tracking img