Brics

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BRICS - Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul

A idéia dos BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O´Neil, em estudo de 2001, intitulado “BuildingBetter Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento,propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS.
Opeso econômico dos BRICS é certamente considerável. Entre 2003 e 2007, o crescimento dos quatro países representou 65% da expansão do PIB mundial. Em paridade de poder de compra, o PIB dos BRICS jásupera hoje o dos EUA ou o da União Européia. Para dar uma idéia do ritmo de crescimento desses países, em 2003 os BRICs respondiam por 9% do PIB mundial, e, em 2009, esse valor aumentou para 14%. Em2010, o PIB conjunto dos cinco países (incluindo a África do Sul), totalizou US$ 11 trilhões, ou 18% da economia mundial. Considerando o PIB pela paridade de poder de compra, esse índice é ainda maior:US$ 19 trilhões, ou 25%.
Entre os países que formam os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o crescimento da economia brasileira no primeiro trimestre deste ano foisuperior apenas ao russo, e a diferença ainda foi pequena.
Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 4,2% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior, o russo teve alta de 4,1%, umadiferença de apenas 0,1 ponto percentual.A China se mantém como a economia que mais cresce (9,7%), seguida pela Índia (7,8%) e África do Sul (4,8%).Os dados do Brasil foram divulgados nesta sexta-feira(3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Até 2006, os BRICs não estavam reunidos em mecanismo que permitisse a articulação entre eles. O conceito...
tracking img