Breve historia dos anfibios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Breve História dos anfíbios

(http://www.ra-bugio.org.br/anfibios_sobre_01.php)

1. Os anfíbios, muitos dos quais enormes (mais de 4 metros), sofreram uma radiação adaptativa que continuou através do Permiano, porém sua grande maioria se extinguiu no final daquele período.
2. Os primeiros répteis, os protorotirídeos, evoluíram de um antigo estoque de anfíbios, os diadectiamorfos.Os anfíbios foram os primeiros seres vertebrados a conquistar a terra firme, pois todas as outras formas de vida dependiam do meio aquático para sobrevivência. De acordo com evidências de fósseis encontrados há 400 milhões de anos (Período Devoniano), os anfíbios evoluíram a partir dos peixes.

Foram cinco as espécies de peixes (Crossopterygians) que deram origem aos anfíbios.
Inicialmente,os anfíbios eram bastante diferentes de como os conhecemos hoje: a espécie só adquiriu a forma atual há 250 milhões de anos. O recorde de idade da existência dos anfíbios é decorrente do registro de pegadas encontradas no sul do Brasil. O fóssil mais antigo de um anfíbio com a forma atual das rãs (ou sapos), conhecido como Triadobatrachus, foi encontrado em Madagascar, em uma decomposição desedimentos datada do Período Triásico (220-230 milhões de anos atrás).

O úmido e quente período Devoniano, de 400 milhões de anos atrás, transformou muitos lagos em pântanos pobres em oxigênio, sufocando as plantas. Uma ordem de peixes ósseos chamada Ripidístia desenvolveu traços que incluíam pulmões e barbatanas musculares apoiadas em ossos, que se adaptavam bem a esses habitats lamacentos.Nadando junto a superfície , os gêneros da ordem Ripidístia, como o Eusthenopteron, conseguiam subir acima da superfície da água para absorver ar. Gradualmente, talvez atraído pelas presas de terra firme ou impulsionado pela seca, o Eusthenopteron aprendeu a se deslocar desajeitadamente para a terra, ou para poças de água vizinhas. Acredita-se que o primeiro anfíbio conhecido, o predador chamadoIchthyostega, que era um vertebrado que ficava à vontade tanto na água quanto na terra, tenha sido um descendente desses peixes pulmonados.
Depois disso os anfíbios se espalharam rapidamente por todas as regiões equatoriais da Terra. E variaram de pequenos habitantes de lagoas á enormes predadores de planícies úmidas.
Anfíbios
Apogeu dos anfíbios: Carbonífero
 Anfíbios ocorrem em grandesquantidades por todo o Carbonífero, mas declinaram durante o Permiano, com a irradiação evolutiva dosamniotas.
Durante o limite Permiano \ Triássico desapareceram vários grupos de anfíbios. Cerca de 75% dos grupos permianos desapareceram no final deste período.
Os anfíbios que dominaram no Carbonífero chamavam-se labirintodontes. Possuíam hábito de vida próximo das margens de rios e lagos. O nome derivada morfologia dos dentes.
Há proximidade morfológica entre os dentes dos crossopterígios (peixes) e dos descendentes anfíbios carbo-permianos.
Na passagem anfíbio para réptil temos a aquisição do ovo amniótico, com casca dura e colocado em terra firme.
O ovo amniótico pode ter vindo à terra antes do amniota adulto. Desenvolvido como expediente contra predadores aquáticos, e contra possíveisestiagens durante o desenvolvimento embrionário.
 
O ovo amniótico
A conquista dos ambientes continentais terrestres
Poucos anfíbios dominaram completamente as dificuldades da vida em terra. Suas larvas são normalmente aquáticas. A verdadeira chave, para o êxito em ambientes continentais terrestres, foi o desenvolvimento do ovo amniótico.
O aparecimento deste tipo de ovo libertouos tetrápodos da necessidade de água para procriar.
O ovo dos répteis, aves e mamíferos monotremados parece ilusoriamente simples. No entanto, é responsável pelo suprimento alimentar do embrião em desenvolvimento e por sua proteção contra danos e dessecação. Ao mesmo tempo possibilita obter oxigênio, e desfazer-se dos produtos de desassimilação. Estas funções são levadas a cabo por uma série de membranas...
tracking img