Breuer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARCEL LAJOS BREUER
(1902 – 1981)
Nascido em Pecs, na Hungria, em 21 de maio de 1902, Marcel Lajos Breuer se lançaria mundo a fora seguindo diferentes carreiras, obtendo grande êxito em todas elas, deixando para trás uma enorme produção na arquitetura, no design de interiores, no design de mobiliário e no magistério, tornando-se uma das personalidades mais ilustre e proeminente do século XX.Aos 18 anos, ingressou na Akademie der Bildenden Künste (Academia de Belas Artes), Viena, abandonando-a em pouco tempo, indo trabalhar em um escritório de arquitetura, onde foi recomendado pelo arquiteto Fred Forbat a ingressar na ainda incipiente Bauhaus. Com a promessa de aprender arte de uma nova forma, diferente da metodologia iconoclasta até então abordada em outras instituições. Breuer,ainda no mesmo ano, ingressou na Bauhaus, em Weimar, onde demonstrou um extraordinário talento e energia no Vorkus, curso preliminar exigidos a todos os ingressantes da Bauhaus, e na oficina de carpintaria, onde se esforçou para achar formas radicalmente inovadoras para o mobiliário moderno. Na prática, isso significava a rejeição do modelo tradicional, considerado simbólico do modo de vida burguês.Os resultados desses experimentos foram, no início, uma mistura de várias idéias, estratégia comum nas oficinas da Bauhaus, incluindo a adoção de modelos estrangeiros, resultando em obras como a Cadeira Africana (the African Chair), feita em parceira com Gunta Stölzl, uma de suas primeiras obras a exibir um notável tour-de-force (maestria), e em um estilo agressivamente monumental inspirado noconstrutivismo.
Breuer ficou impressionado pela De Stijl - revista com textos que muitas vezes assumia tom de manifesto que iria difundir os ideais do movimento neoplasticista - cujo fundador, Theo van Doesburg, fez sentir sua presença na Bauhaus de 1921-2. Breuer incorporou a estética do De Stijl, neoplasticismo, em seu design, características como assimetria, discrição dos elementos, desenholivre de ornamentação e a tendência de ver o desenho de uma forma integrada: uma cadeira, por exemplo, seria como um experimento de arquitetura.
A Cadeira Vermelho-Azul (Red-Blue Chair), de Gerrit Rietveld, ensinou Breuer a distinguir a estrutura/esqueleto da cadeira e o suporte de sentar. Inspirado pelos ideiais de standardização de Walter Gropius, começou a utilizar elementos de mesma largurapara facilitar a manufatura.
“A produção em massa me fez ficar interessado em metal polido, nas lustrosas e impecáveis linhas no espaço, como novos componentes de nossos interiores. Eu considero tais linhas, curvas e polidas, não apenas símbolos de nossa tecnologia moderna, mas a tecnologia em si.”
Em 1924, a conselho de Georg Muche, trabalhou por um breve período em parceria como arquiteto emPáris. Porém, em 1925, Breuer volta para a Bauhaus, agora em Dessau, encabeçando a oficina de carpintaria. No mesmo ano rejeitou completamente o formalismo, alegando que “se um objeto é desenhado de tal maneira que claramente cumpre com a sua função, então estaria completado. Adequação para uma função em particular, entretanto, não era bom por si só, ainda tem o fator qualidade. Ornamentação não eranecessária para se formar um conjunto de mobília coerente: uma boa cadeira combinaria com uma boa mesa.”
Sua relação intima com a Bauhaus lhe garantiu o cargo de diretor da instituição após a saída de Mies van der Rohe, seu ex-professor, com quem havia trabalhado em conjunto durante a criação da sua Cantilever Chair. Tudo começou quando Mies começou a perceber os trabalhos que estava sendofeito em estrutura de metal tubular por pelo arquiteto alemão Mart Stam, e o mencionou para Breuer. Após certo tempo ambos se envolverão em questões jurídicas sobre a patente do design desta cadeira, Stam ganhou, e muitos desenhos de Breuer foram erroneamente atribuídos a ele. Porém, nos Estados Unidos, Breuer teve seu merecido reconhecimento pela Knoll, sendo possível encontrar cadeiras idênticas...
tracking img