Brettton woods e o euromercado

1917 palavras 8 páginas
O Euromercado e o fim do sistema de Bretton Woods.
Carlos André Dicencia Amos
Eduardo Gama Tamburus
Lucas de Oliveira Cardoso

Campinas, Junho de 2009

Os acordos de Bretton Woods, assinados em 1944 por representantes de 44 países, tinham como principal objetivo proporcionar um ambiente monetário favorável a fim de facilitar o a retomada do comércio internacional após a segunda guerra mundial. Esses representantes tinham em mente o estabelecimento de novas regras de comércio, as quais os países pudessem negociar entre sí e confiar a uma nova agência internacional a autoridade de fazer cumprir tais regras.
No setor monetário, os acordos buscavam estabelecer certa estabilidade e flexibilidade. No final do século XIX e no início do século XX, as principais nações do mundo vincularam suas moedas ao ouro, no período conhecido como padrão ouro. Entretanto, o volume de circulação de moeda era limitado por uma barreira real, ou seja, pela quantidade de ouro disponível no país. A expansão da economia apresentava assim um limite.
A solução assim encontrada para restabelecer a economia mundial foi adotar um meio termo entre um padrão completo de papel-moeda e a volta ao padrão ouro clássico. Estabeleceu-se dessa forma um valor fixo para o ouro em dólares (que foi de US$ 35 por cada onça de ouro), acompanhada de uma manutenção pelo Fundo Monetário Internacional – também criado através dos acordos de Bretton Woods – das taxas de cambio dos demais países.
Além do controle do cambio, os países também foram obrigados a tornar suas moedas conversíveis, ou seja, uma moeda que pudesse ser livremente trocada por moedas estrangeiras – apenas para transações correntes - fomentando desta forma o comércio multilateral. Era também através da existência da conversibilidade que os países poderiam comprar ouro do Federal Reserve Bank (FED, o banco central americano), através da venda de dólares. A maioria dos países da Europa só retornou a conversibilidade no ano de 1958
Apesar

Relacionados