Autoerotismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AUTOEROTISMO

Autoerotismo também conhecido como Narcisismo Primário é um estado anárquico da sexualidade no qual as pulsões parciais procuram satisfação no próprio corpo, onde qualquer outro fatorexterno é considerado uma parte de si mesmo, É uma satisfação não unificada, desarticulada em relação às demais satisfações parciais, pura satisfação local. O que acontece em cada zona erógena seencerra ali mesmo.
Não se trata de um corpo considerado um todo, sendo tomado como objeto de investimento libidinal, mas partes de um corpo vivido como fragmentado, sem unidade.
Não há no autoerotismouma representação do corpo como uma unidade, não existe um eu, o que há é pulsão (impulso energético interno que direciona o comportamento do indivíduo) satisfazendo-se autoeroticamente no própriocorpo.
Laplanche e Pontalis (1996) descrevem o autoerotismo como sendo “uma fase anárquica, que precede a convergência das pulsões parciais para um objeto comum”.
Já Freud (1915), menciona que noautoerotismo, não há um investimento no mundo externo visto que o ego está “totalmente tomado por pulsões e em parte é capaz de satisfazer tais pulsões em si mesmo” (p.158). Neste período, tudo o que ésentido como prazeroso fica reservado ao ego, ao passo que sensações desprazerosas e desconhecidas ficam relacionadas com o mundo externo.
Essa fase auto erótica se da desde o inicio da fase dodesenvolvimento, onde o bebê busca satisfazer o prazer de diversas formas como, por exemplo, a sucção do polegar- satisfação libidinal oral.
Porem o Autoerotismo ou Narcisismo primário do ponto de vistapsicanalítico se distingue do Narcisismo secundário porque o mesmo ocorre na fase adulta, sendo um retorno ao ego da energia psíquica investida nos objetos, ou seja, retirada dos seus investimentosobjetais, fazendo-o sentir mais prazer pelo retorno recebido ao invés de sentir desejo sexual pelos objetos. 

Freud (1914) ressalta que é preciso, frente ao autoerotismo, a ocorrência de uma nova ação...
tracking img